Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 pedem socorro nas redes sociais para não fazerem o exame nos próximos domingos (17 e 24 de janeiro). A frase “Estudantes pedem socorro” aparece entre os assuntos do momento do Twitter nesta sexta-feira (15/1).
Após o crescimento do número de casos de covid-19 em Manaus e outras localidades do país, os candidatos voltaram a pedir o adiamento das provas mobilizando-se pelas redes sociais. Outras frases como “Adia Enem por Vidas” e “STF adia Enem” também aparecem com repercussão.
A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) organizam um abaixo-assinado pelo adiamento do Enem. Para assinar, acesse o link. O documento já tem mais de 360 mil assinaturas, e a meta é chegar a 500 mil.
Confira manifestações de estudantes no twitter:
ESTUDANTES PEDEM SOCORRO
assim como de forma previsível as viagens de natal causaram um aumento de infectados a aglomeração de 6 milhões de jovens vai ser desastroso para o sistema de saúde
vai ser um grande surubao na praia do rio
so q no brasil todo— ?collatix? (@colla_tix) January 15, 2021
Pelo amor de deus, são milhões de jovens que vão estar sendo expostos ao COVID-19. O ENEM PRECISA SER ADIADO PELA SEGURANÇA E SAÚDE DELES.#adiaenem
— ?? ? (@ySwan_) January 15, 2021
ESTUDANTES PEDEM SOCORRO
ADIA ENEM POR VIDAS
STF ADIA ENEM pic.twitter.com/6taiRAG1NI
ADIA ENEM POR VIDAS! a gente ta implorando o óbvio, estamos correndo contra o tempo. ESTUDANTES PEDEM SOCORRO pic.twitter.com/eaejYnYTlw
— Lucas - ADIA ENEM (@FlexiMaconheiro) January 15, 2021
Ainda há tempo de adiar as provas do Enem previstas para o próximo domingo. Não é possível tamanha irresponsabilidade de expor estudantes, professores e agentes da educação e todas suas famílias ao vírus. Chega, basta deste genocídio.
— Cid Gomes (@senadorcidgomes) January 15, 2021
ADIA ENEM POR VIDAS
Panelaço e tuitaço às 20h30
Além da mobilização virtual, os candidatos também organizaram um panelaço nesta sexta-feira (15/1), às 20h30, para continuarem o movimento “Adia Enem”. Para o mesmo horário, está marcando um tuitaço pedindo o adiamento do Enem.
A estudante Rozana Barroso, presidente da Ubes, se manifestou nas redes sociais usando a #AdiaEnem. “Estados declarando calamidade pública, profissionais de saúde apontando uma segunda onda de covid pior que a primeira, falta de oxigênio e leitos. E o Ministério da Educação mantém o Enem com 30 estudantes por sala. Isso se chama irresponsabilidade com vidas humanas”, disse.
Iago Montalvão, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), também vinha se posicionando usando as hashtags e reforça que “Enem adiado e seguro é uma necessidade”.
Confira tweets sobre o assunto:
Se liga aqui! Mais tarde (20:30) tem TUITAÇO em defesa da vida, da vacina e pelo adiamento do Enem.
— União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (@ubesoficial) January 15, 2021
A TAG #BrasilSufocado ????????
ADIA ENEM POR VIDAS #ForaBolsonaro #ImpeachmentBolsonaroUrgente pic.twitter.com/7nLkhH1wCQ
Não nos calaremos vendo o governo Bolsonaro fechar os olhos para a realidade do Brasil! ????
Vem de panelaço, com muito barulho e muita luta, às 20h30. Bora? ???????? #brasilsufocado pic.twitter.com/VWP9LixqOp— União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (@ubesoficial) January 15, 2021
ESTUDANTES PEDEM SOCORRO
— Isadora (@IsadoraHelena22) January 15, 2021
OS ESTADOS PEDEM SOCORRO
ADIA ENEM POR VIDAS
SEM ENERGIA
SER AR
SEM VÓZ
SEM HUMANIDADE
SEM DIGNIDADE
SEM VIDA#ImpeachmentBolsonaroUrgente por vidas.#AdiaEnem
por vidas. pic.twitter.com/XzOfvXw6aE
Há também usuários que comentaram nas redes sociais que são a favor da aplicação da prova nas datas previstas:
Concordo em manter o calendário. Que venha o Enem
— Ana Elza dos Santos Pereira Ria (@AnaElzadosSant1) January 11, 2021
A Europa que está no inverno mantém as aulas com portas e janelas abertas e sem calefação.Aqui no Brasil estudantes não querem fazer o Enem em 2 dias,mas as praias estão, todos os dias, cheias.
— Eliane Real (@ElianeReal3) January 15, 2021