Falta de talentos

Setor financeiro enfrenta escassez mesmo com salários de até R$ 96 mil

Mesmo com altos salários e demanda crescente, 80% dos profissionais preferem permanecer em seus cargos, dificultando contratações no seto

Fabio Nakashima*
postado em 20/02/2025 15:18
Com mais de 1.600 vagas abertas, setor financeiro enfrenta escassez de talentos para cargos de alta gestão -  (crédito: Dragos Condrea/Freepik)
Com mais de 1.600 vagas abertas, setor financeiro enfrenta escassez de talentos para cargos de alta gestão - (crédito: Dragos Condrea/Freepik)

O setor financeiro está com mais de 1.600 vagas abertas para cargos de alta gestão, algumas pagando até R$ 96 mil mensais, segundo a consultoria Robert Half. No entanto, a dificuldade em preencher essas posições não está na falta de profissionais qualificados, mas na retenção elevada dentro das empresas.

Um estudo do PageGroup aponta que 80% dos trabalhadores da área financeira não têm interesse em mudar de emprego. Entre os principais motivos estão a estabilidade no atual trabalho, promoções internas e contrapropostas salariais que incentivam a permanência.

Mesmo com a baixa movimentação no mercado, a demanda por líderes estratégicos continua alta, especialmente em tempos de incerteza econômica. Diante desse cenário, empresas têm apostado em benefícios diferenciados e incentivos de longo prazo para atrair talentos. A valorização dos profissionais segue em alta, dificultando ainda mais a contratação de novos líderes no setor financeiro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação