O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (12/3) a construção de 100 novos institutos federais no país. Segundo ele, o objetivo é chegar à marca de 1.000 institutos até o fim de seu mandato, em 2026.
O anúncio ocorreu em evento no Palácio do Planalto, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), vice-presidente do Senado, entre outras autoridades.
- Lula anuncia novos institutos federais para o Rio até 2026
- Recife terá um instituto federal com foco em tecnologia, anuncia João Campos
“Estamos perto, e eu não sei porque a gente não pode pensar em marcar 1.000 institutos técnicos”, discursou Lula. Com as novas inaugurações, serão mais de 700 no país. Os institutos oferecem desde educação técnica até graduação e pós-graduação, especialmente para alunos de menor renda. Atualmente, são 1,4 milhão de matriculados.
Lula também voltou a rebater críticas sobre o gasto do governo. “Dinheiro para educação é o mais importante investimento que um país pode fazer”, enfatizou.
Ele também destacou o programa Pé-de-meia, criado pelo Ministério da Educação para reter alunos na rede pública de ensino, mediante o pagamento de uma bolsa atrelada à conclusão do ensino médio.
Saiba Mais
- Concursos Concurso Petrobras: locais de prova estarão disponíveis na sexta
- Cidades DF Inflação de Brasília em fevereiro é de 0,75%; índice foi puxado pela educação
- Cidades DF Ex-governadores do DF lamentam morte do jornalista e cronista Paulo Pestana
- Turismo Promoção e programação especial de Páscoa nos Resorts Enjoy
- Flipar De sapato a estátuas: equipe de ‘Godzilla’ faz sucesso no Oscar
- Mundo 'Pensei que seria executado': médicos acusam agressões de Israel em hospital em Gaza