Estudantes da Faculdade Senac-DF levaram a moda para o Metaverso. Os alunos desenvolveram uma edição digital do Brasília Trends Fashion Week (BTFW), evento de moda que será realizado de forma presencial a partir de amanhã até domingo (8 a 10/12), no Sesc Guará.
A 4º edição do BTFW contará com a presença da atriz e ex-modelo Luíza Brunet, que é a madrinha do evento, e do cantor Marciano, da ex-dupla João Mineiro e Marciano, além da participação de empresários, modelos, músicos, autoridades e influenciadores.
Na plataforma virtual criada pelo Senac, é possível acessar de antemão as áreas de desfiles, lounge e exposições, com fotografias e vídeos do evento. Um auditório virtual também foi criado, com telas e conteúdos exclusivos para o BTFW, incluindo fashion filmes e documentários que abordam a relação da moda com o corpo. Apesar de utilizar realidade aumentada, não é necessário o uso de óculos 3D ou outras ferramentas para navegar pelo espaço.
A ferramenta foi desenvolvida pelo grupo de pesquisa sob coordenação dos professores Thiago Fernandes, Marcio Gonçalves e Paulo Almeida. Além dos docentes, 40 estudantes participaram do desenvolvimento dos conteúdos. A iniciativa foi um convite dos produtores para a faculdade. A proposta, de início, consistia apenas na criação de um novo logotipo para o evento, mas a turma surpreendeu.
“Os estudantes da Faculdade Senac-DF realmente conseguiram levar para o Metaverso a identidade do nosso evento. A plataforma está linda, repleta de imagens e vídeos do nosso acervo. Uma experiência imersiva e inovadora para que o público conheça mais sobre a nossa história”, destaca Bernardeth Martins, CEO do Brasília Trends Fashion Week.
Segundo o professor Paulo Almeida, o projeto se preocupou em reproduzir no ambiente digital a proposta temática do BTFW. “O evento tem uma proposta direcionada para a ideia da inclusão, então a ideia era que o nosso evento digital também trouxesse isso dentro do Metaverso, esse cuidado com a diversidade”, explica.
O professor comenta que a estética de Brasília, cidade modelo do design e da arquitetura, também serviu como inspiração para os alunos. “Colocamos ali a Torre de TV Digital, que você vê ao caminhar no ambiente do lounge, e o famoso céu de Brasília”, comenta o professor. “Hoje, o mundo vive nesse espaço de convergência de multiplataformas, nós temos que pensar em diferentes possibilidades do usuário se conectar com as marcas, e o Metaverso é uma delas”, completa.
O Metaverso é um universo virtual baseado em realidade aumentada, que oferece uma experiência imersiva. A plataforma do BTFW no Metaverso pode ser acessada tanto no desktop, quanto pelo celular. No mobile, é preciso baixar o aplicativo Spatial. No computador, basta acessar https://bit.ly/btfweek.
Aprendizado
Para Marina Beatriz, uma das alunas desenvolvedoras, a parceria representou uma excelente chance de aprendizado e de contato com a área da moda. “Nós recebemos aulas sobre o ambiente e sobre a sua relevância na experiência para o usuário. Alguns colegas fizeram vídeos de maquiagem, eu criei os vídeos fashionistas que estão lá na galeria. Realizamos uma curadoria das imagens e vídeos que foram enviados pelos organizadores e, com base nesse material, criei vídeos exclusivos contendo músicas virais, edições dinâmicas e atrativas e também as ideias de posicionamento e interação por meio das redes sociais”, conta.
Marina explica que quem acessa a plataforma pode criar um avatar parecido consigo ou criar uma personalidade nova. Também é possível se comunicar com outros usuários, por voz ou pelo chat. “Por ser daqui do Distrito Federal, é muito gratificante ver a nossa cidade se destacando nesse nicho fashionista e glamouroso, sabe?”, comenta a estudante.
Sobre o BTFW
Esta edição do Brasília Trends Fashion Week trará, tanto na passarela quanto nas programações paralelas, debates e apresentações culturais exclusivas. Serão, aproximadamente, doze desfiles diários, além de palestras, oficinas, rodas de conversa, exposição de arte, artesanato, loja colaborativa, circuito de economia solidária, apresentações musicais, gastronomia e ações de inclusão social, com a participação especial das embaixada da Tanzânia, Quênia, Zâmbia e Camarões.
O tema deste ano é “Moda inclusiva e plural”. A ideia é quebrar paradigmas, como peso, altura, tipo físico, idade e poder aquisitivo para compra de objetos da moda. Durante os três dias de evento, as passarelas e a programação darão visibilidade para iniciativas de capacitação de mulheres em estado de vulnerabilidade. As mesas vão discutir temas de relevância dentro da cadeia da moda, como o tráfico de pessoas, trabalho escravo e trabalho infantil.
Com entrada franca, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, são esperadas que circulem por lá aproximadamente 10 mil pessoas. Todas as doações arrecadadas serão revertidas para o Programa Mesa Brasil do SESC-DF. A ação visa fomentar a economia criativa por meio das mais diferentes produções autorais, desde o artesanato até a indústria.
*Estagiária sob a supervisão de Priscila Crispi.