Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de Brasília (UnB), está oferecendo o primeiro curso nacional para capacitar professores de escolas públicas sobre altas habilidades. O objetivo do curso é ampliar e contribuir com o desenvolvimento da educação inclusiva através da informação e do aprimoramento para que os professores possam guiar essas crianças.
O curso será realizado a distância, com grade horária de 180h e duração de seis meses. São 500 vagas abertas para interessados de todo país. As inscrições estão disponíveis até o dia 8 de outubro pelo site https://shre.ink/nhEH.
As atividades avaliativas serão feitas em formato de discussão de fóruns e haverá um trabalho final que envolve o desenvolvimento de um produto que o professor poderá usar em sua sala de aula ou escola. A aula inaugural será realizada em 10/10, pela professora Denise Fleith, primeira sul-americana a assumir a cadeira da presidência do Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas (WCGTC).
Sobre altas habilidades
São definidas pessoas com superdotação aquelas que apresentam um elevado potencial intelectual, acadêmico, de liderança, psicomotor ou artístico, de forma isolada ou combinada. É necessário saber, que não se trata de uma deficiência, transtorno ou uma condição neurodivergente.