Gestão pública

Programas de trainee buscam interessados em atuar no setor público

Processo seletivo unificado prioriza a candidatura de pessoas negras e indígenas das regiões Norte e Nordeste

Correio Braziliense
postado em 18/09/2023 17:57 / atualizado em 19/09/2023 13:33
Inscrições para os Programas Trainee de Gestão Pública e Residências 2024, da Vetor Brasil, iniciaram  -  (crédito: Divulgação)
Inscrições para os Programas Trainee de Gestão Pública e Residências 2024, da Vetor Brasil, iniciaram - (crédito: Divulgação)
int(5)

As inscrições para os Programas de Trainee de Gestão Pública e Residências 2024 da Vetor Brasil já começaram. Os interessados podem se inscrever até 18 de outubro pelo site: https://shre.ink/nryo. O programa busca atrair, selecionar e desenvolver pessoas recém-formadas que queiram atuar em governos ou estão em busca de uma recolocação profissional dentro do setor público.


Este ano, pela primeira vez, o processo seletivo reúne os três programas do Vetor Brasil: Trainee de Gestão Pública (TGP); Residência em Gestão Pública; e Líderes da Saúde (LIS): Atenção Primária. O TGP é voltado para profissionais recém-formados que possuem interesse em atuar no serviço público. Os selecionados recebem mais de 300 horas de formação em competências técnicas e socioemocionais e passam a ter acesso a uma rede de apoio fundamental no processo de desenvolvimento, havendo, ainda, a possibilidade de serem direcionados para possíveis vagas em prefeituras e governos estaduais parceiros da organização.


Já o programa de Residência em Gestão Pública, prepara os residentes a partir de uma experiência prática dos desafios diários do setor público e proporciona uma formação completa em competências técnicas e comportamentais, no formato de uma pós-graduação lato sensu em gestão pública, certificada por instituição de ensino superior.

O programa do LIS, por sua vez, é voltado para gestores municipais e estaduais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) e, também, para trainees de gestão pública alocados em Secretarias Estaduais de Saúde. O objetivo é fortalecer a APS por meio da formação e tutoria de profissionais da área.

O processo seletivo unificado busca impulsionar a diversidade e equidade na gestão pública para que mais gestores e gestoras, dos mais diversos marcadores sociais, possam fazer parte da elaboração e execução de políticas públicas mais justas e igualitárias no país, por isso, prioriza a candidatura de pessoas negras e indígenas das regiões Norte e Nordeste do país.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação