O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF), por meio de licitação, adquiriu mais de 29.266 mil de utensílios e equipamentos para serem utilizados por alunos e instrutores nos cursos de gastronomia. São peças como: panelas, talheres, xícaras, pratos, formas, entre outros. A entrega simbólica desses materiais vai ocorrer nesta terça-feira (13), às 18h30, simultaneamente ao lançamento do novo espaço de gastronomia do Senac-DF, localizado no Pátio Brasil Shopping, no Setor Comercial Sul, na Praça de Alimentação.
Na inauguração, os alunos dos cursos de gastronomia do Senac servem pratos e drinks preparados por eles. Os estudantes de sushiman, por exemplo, oferecerão alguns pratos da culinária japonesa: Uramaki Zush e Kappamaki. Já o curso de cozinheiro disponibilizará Acarajé. A turma de padeiro fará o preparo de mini pães, pães doce e biscoito variados.
Atualmente, o Senac-DF conta com diversos cursos no segmento de gastronomia, como: bartender, boas práticas para serviço de alimentação, pizzaiolo, auxiliar de cozinha, auxiliar de garçom, cozinha básica, salgadeiro, padeiro, confeiteiro, sushiman, técnicas de produção de pães caseiros e artesanais, técnicas de biscoitos finos e técnicas de petisco e comida de boteco.
As aulas são ofertadas nas unidades de Tecnologia do Turismo e Hospitalidade (903 Sul, SCS); em Taguatinga, nas Ações Móveis, e agora no Pátio Brasil. Para saber mais sobre os cursos, inscrições e notícias, acesse o site.
Sobre o novo espaço de gastronomia e a parceria com o Pátio Brasil, o presidente do Sistema Fecomércio-DF e do conselho regional do Senac-DF, José Aparecido Freire, diz que será fundamental para o aprendizado dos alunos.
“Ter uma escola de gastronomia em um shopping movimentado será muito produtivo. Os alunos poderão aprender com conforto e segurança. Nós temos uma parceria antiga com o Pátio Brasil e oferecer esse serviço para a população em um lugar perto das pessoas, de fácil acesso, é muito gratificante”, informa. O espaço terá 415 m² e servirá como sala de aula do curso de cozinheiro (500h) e ambiente para realização de oficinas semanais.
O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, também ressalta a aquisição dos novos utensílios, que estarão disponíveis para os alunos depois da cerimônia. “De janeiro a julho deste ano, atendemos 269 alunos na área de gastronomia. Com a chegada dos novos materiais e da expansão da nossa estrutura física, a expectativa é a de que até o fim do ano esse número possa dobrar”, afirma. “Assim podemos cumprir o nosso objetivo: oferecer qualificação profissional e ajudar os empresários da cidade com uma mão de obra capacitada. O espaço é amplo, no qual serão ofertados aulas teóricas e práticas, com todo o maquinário necessário. Tenho certeza que os alunos aprenderão de um modo diferente, mais assertivo”, completa Corrêa.