Eu, Estudante

Primeira infância

Inscrições para curso sobre primeira infância seguem abertas até 10/9

Curso será on-line e gratuito. Iniciativa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal conta com apoio da Abraji, Ajor e Jeduca

As inscrições para a segunda edição do curso on-line Primeira Infância Primeiro — Jornalismo & Eleições,  seguem abertas até 10 de setembro. O curso abordará o período dos seis primeiros anos de vida de uma criança e é voltado, inicialmente, para jornalistas, mas estudantes também poderão participar. As inscrições podem ser feitas pelo site.

A iniciativa é da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). O bate papo será realizado em 14, 15, 21 e 22 de setembro.

Serão abordados 12 temas, com mesas de debate entre especialistas, jornalistas e o público. Entre os temas destacam-se os desafios impostos pela covid-19 na atenção à primeira infância e o cenário que os novos gestores encontrarão em 2023; novos estudos sobre as desigualdades no acesso e na qualidade da educação infantil; colaboração entre governo federal, estados e municípios na oferta e implementação de políticas públicas.

A primeira parte da formação, em 14 de setembro, será ministrada pela chefe do departamento de saúde global e população da Universidade de Harvard, Márcia Castro. O evento contará, ainda, com a presença de especialistas destacados na área, como, Naercio Menezes Filho, professor titular da cátedra Ruth Cardoso do Insper; e Maria Beatriz Linhares, professora associada de neurociências e ciências do comportamento na Faculdade de Medicina da USP.

A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal se compromete integralmente com a conscientização sobre a primeira infância. É com esse intuito de compreensão que, segundo a diretora de comunicação e relações governamentais da entidade, Mariana Montoro, a instituição pretende acolher os interessados. “Nossa intenção é colaborar com informações e uma programação que ampliem a qualidade e a cobertura de temáticas que envolvam as crianças pequenas”, afirma.

Com mais de 50 anos de história, a instituição segue com sua meta de defesa da primeira infância. A iniciativa foi instituída em memória de Maria Cecília, que morreu aos 13 anos, vítima de leucemia. No começo, em 2001, a filha do banqueiro Gastão Eduardo de Bueno foi a inspiração para que a instituição investisse em pesquisas no campo da hematologia. A partir de 2007, a instituição começou a ter um olhar cuidadoso destinado à primeira infância.

O curso oferecerá um certificado de conclusão para os participantes com mais de 75% da carga horária completa. Confira a programação completa pelo link.