Eu, Estudante

Carreira

Aberta ao público, feira de profissões esclarece dúvidas de estudantes

Evento ocorre neste sábado (27), em Taguatinga, e contará com a participação de instituições de ensino superior

O colégio Marista Champagnat, em Taguatinga, promove no neste sábado (27), das 8h às 11h, o Champagnat das Profissões, evento gratuito e aberto à toda comunidade. A feira de profissões contará com a participação das instituições de ensino superior como, Universidade Católica, Centro Universitário Unieuro, Centro Universitário IESB, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Centro Universitário Icesp e Ibmec. Durante a manhã de sábado serão apresentadas várias áreas e possibilidades de atuação no mercado de trabalho, como publicidade, medicina veterinária, enfermagem, odontologia, psicologia e fisioterapia.

O evento pretende auxiliar os jovens em suas decisões, principalmente agora, a de três meses da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre em 13 de novembro. A feira de profissões é promovida, desde 2018, sempre no mês de agosto, por ser considerado um mês vocacional. Com o propósito de trazer a experiencia profissional ao estudante, a ideia tem sido um sucesso na escola. Segundo Ana Paula Borges, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e organizadora da feira, a meta é inserir os estudantes na realidade da profissão, fazer com que eles tenham conhecimento na área que mais se identifica.

Haverá, ainda, bate-papo entre os representantes institucionais e os estudantes, visando apresentar um panorama geral sobre cada profissão, principalmente sobre o mercado de trabalho, além de simulações. “O resultado é extraordinário. Os estudantes que participaram das feiras de profissão anteriores, desde o 9° ano, acabam acertando em cheio na escolha profissional ao receberem um esclarecimento sobre as áreas,”, afirma Ana Paula.

Ela conta que, por ser o início de uma nova fase, os estudantes acabam passando por incertezas nas escolhas, o que pode colocar em xeque sua saúde mental. Afirma, ainda, que essa situação de ansiedade ocorre principalmente entre alunos do 3° ano. “Seja por uma pressão familiar ou auto pressão, a indecisão acaba fazendo parte da realidade da maioria desses estudantes", diz. Por esse motivo, ela indica que os alunos participem da semana, para que todas as dúvidas sobre cada profissão sejam sanadas.

O estudante Eduardo Mariano, 17, admite que esse sentimento de preocupação sobre a profissão tem feito parte deste momento de sua vida, em especial, com a aproximação das provas do Enem. “Sendo bem sincero, fico tenso pensando nisso, já que, ano que vem, não estarei mais na escola e ainda não tenho certeza do que vou fazer”, afirma.

Na visão de Mariano, o fato de ser atraído por várias áreas abriu um amplo campo de possibilidades, e a feira de profissões pode afunilar as suas expectativas. “A feita possibilitou o esclarecimento de dúvidas sobre cursos que eu tinha em mente. Estou bem animado para a próxima edição. Espero conquistar resultados positivos com os cursos que agora pretendo fazer” conta.

Ana Paula afirma que a escolha da futura profissão é influenciada por questões sociais, familiares, econômicas e, em especial, a experiência pessoal, que deve, de toda maneira, ser ouvida. Ela aconselha os estudantes, acima, de tudo, escolher uma carreira que traga realização. “Confie em sua vocação. Somente assim, os futuros profissionais serão felizes e integralmente realizados, seja qual for a profissão escolhida” diz.

*Estagiária sob a supervisão de Jáder Rezende