Eu, Estudante

PESQUISA

Pesquisa mostra necessidade de conselhos administrativos diversos e inclusivos

Estudo detalha percepções de membros de conselhos de administração sobre desafios e oportunidades relacionados à diversidade

A pesquisa global “Diversidade nos Conselhos de Administração”, realizada pela KPMG, aponta para a importância das empresas brasileiras adotarem uma jornada mais ativa rumo à diversidade, visando a tomada de decisões estratégicas. O estudo detalha as percepções de membros de conselhos de administração sobre os desafios e oportunidades com relação à diversidade nessas esferas.

“Um dos destaques da pesquisa diz respeito à percepção sobre a diversidade na composição dos conselhos de administração em que atuam, incluindo diversidade de habilidades e experiências. Entre os entrevistados, 31% no país (37% no Global) informam que não haveria mudanças significativas na composição do conselho para atender as necessidades atuais e futuras do negócio. Já a maioria (64% no Brasil e 59% no Global) entende que alguma adaptação seria necessária. As necessidades estratégicas e competitivas, para 62% dos respondentes no Brasil (57% no Global), são os principais motivadores para o recrutamento de novos conselheiros”, afirma Sidney Ito, CEO do ACI Institute e do Board Leadership Center do Brasil e sócio da Riscos e Governança Corporativa da KPMG no Brasil.

Para a realização do estudo foram ouvidos mais de 700 conselheiros, 89 atuantes no Brasil, pelo ACI Institute e o Board Leadership Center, ambas iniciativas da KPMG. Foram traçados os seguintes perfis com as respostas: membro ou presidente independente de conselho de administração (49%); membro de conselho de administração (36%); presidente de conselho de administração e executivo da empresa (8%); membro ou coordenador(a) de comitê de nomeação e governança (7%).

A pesquisa evidencia, ainda, os principais desafios atuais dos conselhos de administração no Brasil:

  • Blind Spots e oportunidades: para 72% dos conselheiros a falta de diferentes pontos de vista dificulta a identificação de pontos cegos sobre questões estratégicas (57% no Global)
  • Diversidade e compromisso social: para 58%, a diversidade do conselho é relevante ou muito relevante na avaliação e condução do papel social da empresa (73% no Global)
  • Inclusão: Para 46% dos entrevistados (54% no Global), a liderança do conselho é eficaz e hábil em extrair pontos de vista, ideias e preocupações de todos os membros do conselho
  • Planejamento estratégico: 62% mencionaram necessidades estratégicas e competitivas, como fatores de maior influência para a mudança na composição do conselho de administração (57% no Global)
  • Confiança e transparência: liberdade para questionar informações apresentadas (75% Brasil x 79% Global), receptividade a discussões abertas (63% Brasil x 70% Global) e incentivo a críticas construtivas (62% Brasil x 67% Global) são algumas das iniciativas para construir e demonstrar confiança e transparência no conselho
  • Recrutamento ativo: conhecimento em tecnologia e estratégia digital é uma das qualificações mais buscadas em futuros membros para os conselhos; já a diversidade étnico-racial tem sido o foco para novos membros em uma perspectiva de longo prazo


Confira a pesquisa na íntegra no site.