capacitação

AKQA Impact oferece cursos para capacitação de talentos negros e indígenas moradores de periferia

Plataforma oferece mil vagas para cursos na área de comunicação e publicidade e conta com apoio da Unicef

EuEstudante
postado em 10/03/2022 16:39 / atualizado em 10/03/2022 18:12
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

A plataforma educacional SOMA+, criada pela AKQA São Paulo, abre vagas em cursos gratuitos de capacitação para jovens negros e indígenas, moradores de periferias do Brasil. São mil vagas voltadas para quem quer trabalhar no mercado publicitário, com cursos nas áreas de atendimento, estratégia, produção e criação que terão duração de cerca de três meses, começando a partir do dia 30 de março. As aulas serão quinzenais e feitas de forma online. As inscrições serão até o dia 14 de março e podem ser feitas por meio do site do SOMA+ ou neste link.

O projeto está na sua segunda edição este. Contando com  apoio da 1Mio/Unicef, a ação é patrocinada pela empresa inglesa de publicidade WPP. A plataforma criada em 2021 pela área de Impacto da AKQA SP foi escolhida para integrar o Programa Global de Equidade Racial da WPP e chega nesta edição com a meta de ampliar a representatividade e garantir a interseccionalidade dos participantes.

Além de estudantes de cursos de comunicação em faculdade populares ou cursos técnicos, o programa também considera jovens com experiência informal na área ou empreendedores sociais com ensino médio completo ou em curso. Parte das mil vagas oferecidas serão direcionadas a capacitação de pessoas negras e indígenas trans ou PcD (Pessoas com Deficiência) e com origem periférica das regiões Norte e Nordeste.

Para isso, o projeto contou com o apoio do líder indígena e ambientalista Ailton Krenak, que fez um vídeo anunciando o início das inscrições. E também com o suporte da iniciativa "Um milhão de oportunidades" do Unicef, para articulação local e publicação de conteúdos especiais com desenvolvedores do 1MiO. Ao longo do ano, SOMA+ e 1MiO também atuarão juntas em uma campanha para sensibilizar e engajar o mercado sobre a importância da inclusão produtiva de jovens.

Confira o vídeo aqui.

Para dar mais visibilidade e oportunidades a esses futuros profissionais, a plataforma também disponibilizará um Banco de Talentos aberto com currículos e portfólios dos alunos do SOMA+, conectando também suas participações em iniciativas semelhantes do mercado, que pode ser acessado por todos os players do mercado de publicidade e comunicação. Mais de 100 alunos assistiram às aulas ministradas pelos próprios talentos do estúdio. Desses, 87% tiveram entrevistas de emprego ao final do curso e 40% foram contratados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação