Eu, Estudante

Cebraspe

Cebraspe publica artigo sobre avaliações em revista do Inep

A obra aborda assuntos relativos à educação profissional e tecnológica. Diretora e coordenadora do Cebraspe escrevem sobre avaliações em larga escala

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) integra capítulo de revista lançada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A revista intitulada “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção” foi lançada na última sexta-feira (26) no canal de YouTube do Inep.

Assinado pela diretora executiva do Cebraspe, Cláudia Maffini Griboski, e pela coordenadora de ensino, pesquisa e avaliação do órgão, Renata Manuelly de Lima Rêgo, o capítulo aborda temas relativos a avaliações em larga escala. Nomeado “As matrizes de referência da avaliação educacional em larga escala na educação profissional e tecnológica”, o texto traz conceitos importantes para elaboração das atividades avaliativas.

O texto ressalta o papel primordial do planejamento. Para elaboração das avaliações, é necessário definir a finalidade, o objeto, o público-alvo, critérios de avaliação, metodologia, quem são os avaliadores e como serão utilizados os seus resultados. Após a fase inicial de definição sobre o objetivo da avaliação em larga escala, é importante que os especialistas construam as matrizes de referência de cada área.

Cláudia Griboski ressalta a importância da participação na revista para o Cebraspe. “Ao fazer parte dessa obra, reafirmamos nosso compromisso com a política de avaliação e a disponibilização de informações pedagógicas para a melhoria da qualidade da educação brasileira”, afirma a diretora.

Griboski e Rêgo juntaram-se a outros 15 acadêmicos na obra. O objetivo é disponibilizar conteúdo para que pesquisadores de todo o país possam avaliar os desafios colocados para a expansão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil.