As inscrições estão abertas para cursos sem tutoria ofertados pelo Senado Federal. As capacitações são on-line e gratuitas com inscrições pela plataforma Saberes, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), responsável pelas políticas de capacitação do Senado. Esta é a primeira oferta em 2021.
As formações são em diversas áreas, como direito, doutrinas políticas, processo legislativo brasileiro e administração.
Com período máximo de até 60 dias, a carga horária vai de seis a 60 horas a depender do curso. O menor deles, assédio moral e sexual no trabalho, visa promover o debate sobre o tema a fim de melhorar as condições de trabalho e a relação com os trabalhadores.
Entre os cursos sobre doutrinas políticas, são ofertadas aulas sobre quatro correntes: liberalismo, novas esquerdas, social democracia e socialismo.
Há também ofertas em parceria do ILB com outras instituições. São esse os cursos: Introdução ao direito do consumidor, com participação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); lei de acesso à informação, com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); ouvidoria na administração pública, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e Processo Legislativo Regimental, com a TV Justiça.
Além de educação a distância, outros serviços ofertados pelo ILB são o treinamento presencial e pós graduação para servidores do senado e a execução do Programa de Integração e Modernização do Poder Legislativo Brasileiro (Interlegis).