A União Internacional de Telecomunicações (UIT) está promovendo uma iniciativa chamada Americas Girls Can Code (AGCC), um evento sobre programação e tecnologia para meninas a partir dos 14 anos. As inscrições estão abertas e as atividades serão on-line.
Nas palestras e oficinas serão trabalhados conteúdos por meio de criação de jogos interativos, noções sobre o funcionamento dos programas de computadores, desenvolvimento de um pequeno software. Além do estímulo ao raciocínio lógico, trabalho em equipe, serão abordados ainda empreendedorismo, criatividade e resolução de problemas.
A iniciativa foi pensada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).
A edição de 2020 ocorrerá de 24 a 28 deste mês. As atividades serão todas on-line. As oficinas terão duração de até quatro horas e poderão ser distribuída entre os dias do evento, exceto a oficina “Somos todas líderes”, que terá duração de uma hora.
As inscritas também poderão assistir palestras ao vivo sobre os mais variados temas, como: Inteligência Artificial, COVID-19: Adolescentes perguntam e a OPAS/OMS responde e outras. As lives serão todas apresentadas por mulheres com carreiras de sucesso.
A AGCC é coordenada pela UIT e tem como objeto promover eventos sobre programação, criação de softwares e outras tecnologias com o intuito de desenvolver as habilidades digitais de garotas.
Se interessou? Para participar basta acessar o site da Americas Girls Can Code e se inscrever nas atividades que mais lhe despertem curiosidade.