O Distrito Federal vai reeceber a medalha de ouro no Selo de Compromisso com a Alfabetização 2024, iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A premiação tem como objetivo reconhecer secretarias de educação estaduais, municipais e distrital pelas boas práticas de implementação de política de alfabetização. A informação foi divulgada em primeira mão ao Correio pela secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.
O selo conta com as classificações ouro, prata e bronze. Quatorze unidades da federação receberam ouro: Ceará; Espírito Santo; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Pará; Paraná; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte; Rondônia; Tocantins e Distrito Federal.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
"Nós conquistamos ouro porque pactuamos com o MEC no programa alfabetização na idade certa, no qual a criança deve chegar ao 2º ano alfabetizada. Além disso, temos o Alfaletrando, programa criado pela rede. Eu falo com muito orgulho que é a única unidade da Fedração que construiu o seu programa de alfabetização", disse Hélvia Paranaguá em entrevista às jornalistas Adriana Bernardes e Mariana Niederaurer no programa CB.Poder de quarta-feira (11/12), parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília.
"Nós temos mais de 2 mil mestres e doutores na rede, o que qualifica muito o nosso potencial de melhorar a educação pública do DF", completou a secretária.
De acordo com ela, a solenidade de entrega das medalhas seria realizada na terça-feira (10/12), porém foi adiada devido ao adoecimento do presidente Lula. "Acredito que tão logo ele volte para Brasília ocorrerá a solenidade de entrega dessas medalhas aos estados que conseguiram bronze, prata e ouro, no Palácio do Planalto", disse.
Assista a entrevista completa com Hélvia Paranaguá
Saiba Mais
-
Educação básica Lei que proíbe celular em escolas públicas e particulares de SP é sancionada
-
Educação básica Projeto Defensoria nas Escolas impacta mais de 6 mil pessoas no DF
-
Educação básica Comissão da Câmara aprova proibição de celulares nas escolas em todo o país
-
Educação básica Lei que proíbe celular em escolas públicas e particulares de SP é sancionada
-
Educação básica Projeto Defensoria nas Escolas impacta mais de 6 mil pessoas no DF