MERENDA ESCOLAR

CLDF aprova projeto que garante merenda vegana na rede pública do DF

Projeto de lei do deputado Ricardo Vale (PT) prevê alternativas saudáveis para quem não consume alimentos de origem animal

Correio Braziliense
postado em 28/11/2024 19:04
O projeto de lei visa incluir merendas veganas nas escolas. -  (crédito: Marcos Morelli/SMCS)
O projeto de lei visa incluir merendas veganas nas escolas. - (crédito: Marcos Morelli/SMCS)

Nessa quarta-feira (28), Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou o projeto de lei do deputado Ricardo Vale (PT) que institui a oferta de merenda vegana nas escolas públicas do DF. A medida visa promover uma alimentação mais inclusiva, sustentável e saudável para os estudantes, atendendo tanto às necessidades nutricionais quanto às escolhas alimentares de alunos e suas famílias.

De acordo com o político, a proposta é um avanço em relação às políticas públicas da alimentação escolar. “Estamos garantindo o direito de escolha e promovendo uma alimentação que respeita tanto questões éticas quanto ambientais. O DF, mais uma vez, lidera em iniciativas que dialogam com os desafios do futuro”, afirmou.

A merenda vegana será incluída nos cardápios escolares e também contará com acompanhamento nutricional. Além disso, o projeto prevê a realização de campanhas educativas sobre alimentação saudável e sustentabilidade.

Ricardo Vale faz questão de salientar que, quando o projeto for sancionado, não trará uma obrigação, apenas traz alternativas para quem não consome proteína animal, seja pela liberdade de consciência, como por questões de saúde, como é o caso de alunos com alergias e intolerâncias alimentares. “A questão é respeito e inclusão”, defende.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação