Nesta terça-feira (12/11), cerca de 880 mil estudantes de todo o Brasil, do 2º ao 5º anos do ensino fundamental, participarão da segunda fase da Olimpíada Mirim OBMEP. A competição está em sua terceira edição e é uma expansão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005. As provas serão aplicadas por cada escola inscrita no programa, nas suas próprias dependências.
- Leia também: Aluno do Sesi cria aplicativo com IA para otimizar aprendizagem
- Leia também: O empenho de estudantes em busca da nota mil no Enem em Redação
Na primeira fase, mais de 4,4 milhões de alunos, de 4.037 municípios, realizaram a prova. O diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Jorge Vitório Pereira evidenciou o crescente interesse pela matemática e a importância dada ao ensino da disciplina nas escolas. “Esses números superlativos refletem o quanto a matemática tem sido valorizada por professores, alunos e suas famílias e mostram o potencial que nosso país tem de incentivar o desenvolvimento acadêmico desde cedo”, comenta.
A segunda fase segue o mesmo formato da primeira, com 15 questões objetivas baseadas no conteúdo correspondente ao nível de escolaridade dos participantes. A competição é dividida em dois níveis: Mirim 1, voltado para estudantes do 2º e 3º ano, e Mirim 2, para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Na Escola Municipal de Tempo Integral Nossa Senhora Aparecida, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, alunos classificados compartilham suas expectativas para a prova da segunda fase. Ayla Maria Valentim, do 4º ano, contou que achou a primeira prova "bem legal". "Vou fazer de novo amanhã e estou confiante. Acho que vou tirar uma nota boa de novo”, disse. A Olimpíada Mirim-OBMEP é realizada pelo IMPA, com apoio da B3 Social, Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).
Saiba Mais
- Educação básica Jovens brasileiros participarão de simulações no maior centro de foguetes do mundo
- Educação básica Alunos sem celulares apresentam melhores desempenhos em Matemática e Português
- Educação básica Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem inscrições abertas até 5 de novembro
- Educação básica 8º Festival de Teatro do Elefante Branco aborda obras do PAS em cena
- Educação básica Último dia para participar da Semana de Inovação 2024
- Educação básica Biomas em pauta na 21ª Semana de Ciência e Tecnologia em Brasília