O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 mostra que o Distrito Federal teve aumento no índice nos anos iniciais do ensino fundamental em comparação com a última edição 2021. A média nacional é 6 e o DF atingiu o índice de 6,4, ficando atrás de Paraná (6,7); São Paulo (6,5) e Ceará (6,6).
Nos anos finais do ensino fundamental, o DF ficou com nota total 5. No âmbito nacional número saiu de 5,1 para 5, de 2021 a 2023. O Ceará e Paraná foram os estados que se saíram melhor alcançando um índice 5,5, valor que era a meta nacional.
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O Ideb do ensino médio avançou em 0,1 ponto percentual, saindo de 4,2 para 4,3 mas a meta nacional de 5,2 não foi alcançada. Pela primeira vez esse ano o Mec analizou o Ideb do ensino médio associado ao ensino técnico e em alguns estados o aumento do índice foi significativo como no que Ceará saiu de de 4,3 para 4,6.
Outra questão apontada pelo estudo foram as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Neste relatório, as notas de todos os anos foram um pouco maiores do que as notas de 2021; porém, elas ainda não superaram os resultados do período pré-pandêmico. No entanto, de 2011 para cá, os avanços foram significativos. No 5º ano do Ensino Fundamental, a proficiência média em Língua Portuguesa aumentou de 191,0 em 2011 para 213,9 em 2023. Em Matemática, no mesmo ano, a média subiu de 210,0 para 224,8.
No 9º ano do Ensino Fundamental, a proficiência média em Língua Portuguesa passou de 245,0 em 2011 para 258,8 em 2023, enquanto em Matemática, a média cresceu de 253,0 para 257,1 no mesmo período. Na 3ª série do Ensino Médio, a proficiência média em Língua Portuguesa também apresentou crescimento, passando de 269,0 em 2011 para 275,7 em 2023. Já em Matemática, embora tenha havido um aumento até certo ponto, a média caiu de 275,0 em 2011 para 271,9 em 2023. Esses dados mostram um avanço nas proficiências médias em Língua Portuguesa, enquanto em Matemática o crescimento foi mais modesto, com uma leve queda no Ensino Médio.
Um dos grandes desafios apontados pelo Inep é a evasão escolar conforme os anos da trajetória da educação básica. Na pré-escola 92,9% das crianças estão matriculadas em uma instituição de ensino, nos anos iniciais do ensino fundamental esse número cai 0,7 ponto percentual. Nos anos finais do ensino fudamental essa queda é mais brusca passando para 82,5% dos jovens nas escolas e no ensino médio a porcentagem passa para 70,5%.
*Estagiárias sob supervisão de Ana Sá
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