atualização

Encceja 2024: veja os locais de prova disponíveis

Candidatos podem conferir o cartão de confirmação e o número de inscrição, além de data e horário da aplicação, prevista para ocorrer em 25 de agosto. Saiba como acessar

Lara Costa*
postado em 16/08/2024 16:53 / atualizado em 16/08/2024 17:18
Locais de prova do Encceja 2024 são liberados. Provas ocorrem no próximo domingo (25/8) -  (crédito:  javier trueba/Unsplash)
Locais de prova do Encceja 2024 são liberados. Provas ocorrem no próximo domingo (25/8) - (crédito: javier trueba/Unsplash)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o cartão de confirmação de inscrição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024, no Sistema Encceja, na segunda-feira (12/8). A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 25 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Realizado pelo Inep desde 2002, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar de jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

O cartão disponibilizado informa o número de inscrição, a data, o horário e o local de prova. Também apresenta orientações para a realização do exame, bem como se o participante deve ser tratado pelo nome social ou se precisa de atendimento especializado, caso a solicitação tenha sido feita e aprovada. O Inep orienta que o participante leve o cartão no dia da prova, mesmo não sendo obrigatório.

No primeiro turno, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45. As provas começam às 9h e terminam às 13h. Já no segundo turno, os portões abrem às 14h30 e fecham às 15h15. A aplicação da tarde se inicia às 15h30 e vai até as 20h30. Os participantes com direito a tempo adicional poderão finalizar o exame após os horários previstos para encerramento das provas. A aplicação seguirá o horário de Brasília. Acesse o edital aqui

*Estagiária sob supervisão de Marina Rodrigues

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação