Segundo semestre

Rede particular de ensino volta às aulas após recesso escolar do meio do ano

Sinepe-DF orienta escolas a adotarem estratégias de combate ao preconceito e ao bullying

Júlia Giusti*
postado em 26/07/2024 19:37 / atualizado em 29/07/2024 13:30
Volta às aulas nas escolas da rede particular
 -  (crédito: Arquivo pessoal)
Volta às aulas nas escolas da rede particular - (crédito: Arquivo pessoal)

Durante as próximas semanas, as escolas particulares retomam as aulas após as férias do meio do ano. As  unidades de ensino da rede  não têm um calendário letivo fixo, pois elas têm autonomia, como explica a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal (Sinepe/DF), Ana Elisa Dumont Scussel.

“As escolas internacionais, por exemplo, estão iniciando o ano letivo em agosto. Outras escolas já retornaram do recesso na semana passada, e algumas vão retornar na próxima semana. Isso depende de como a escola aprovou o calendário na Secretaria de Educação, porque as escolas têm autonomia para aprovar seus calendários de diferentes formas, tendo que atender à quantidade de dias letivos e as determinações da Secretaria”, afirma.

Ana Elisa ainda diz que as ações do sindicato junto às escolas e aos órgãos públicos buscam facilitar o planejamento do ano letivo, estratégias para 2025 e o combate ao preconceito e à violência no ambiente escolar, como o bullying, cyberbullying e racismo. A orientação do Sinepe é para “a gente ir com calma, sempre orientando e mantendo diálogo com os alunos e as famílias”.

Neste semestre, o Sinepe/DF vai se reunir com os filiados em um seminário de gestores, que traz convidados para debater o cenário econômico e educacional. Além disso, o sindicato atua em conjunto com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para combater a agressão no ambiente escolar. 

Estagiária sob a supervisão de Ana Sá

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação