Rebeca Alves*
O Instituto Ayrton Senna (IAS) promove, nesta quinta-feira (25/7), o evento de Reconhecimento aos territórios parceiros, no Centro Brasileiro Britânico (CBB), em São Paulo, a partir das 8h. O objetivo é prestar homenagem aos municípios parceiros que estão comprometidos com as políticas educacionais e que declararam resultados relevantes no avanço da educação.
O evento vai reunir prefeitos que têm sido parceiros do instituto nos últimos 30 anos, bem como secretários de educação e autoridades de mais de 70 cidades do Brasil. A entrada para a cerimônia contará com um sistema de credenciamento para a imprensa e convidados.
“Vamos homenagear os territórios que estiveram com a gente neste compromisso consistente com a educação e que institucionalizaram nossos programas como políticas públicas. Queremos também fazer com que outros municípios se sintam incentivados a implementar essas práticas e fazer crescer essa rede de municípios” enfatizou Ewerton Fulini, vice-presidente do IAS.
Destaques
A abertura oficial do evento será feita por Viviane Senna, fundadora, presidente do instituto e irmã de Ayrton Senna. E os trabalhos ao longo de todo o evento serão realizados por Ewerton Fulini e Inês Kisil Miskalo, diretora de educação do IAS.
A programação contará com painéis de homenagens aos agentes de transformação, com a premiação dos municípios destaques, como Ribeirão Pires (SP), onde aproximadamente 3 mil estudantes foram beneficiados pela parceria com o Instituto Ayrton Senna, que apoiou a execução de projetos voltados para a alfabetização e o ajuste do fluxo escolar. Recentemente, a cidade foi agraciada com o troféu Município destaque na alfabetização, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo em reconhecimento aos elevados índices de fluência leitora alcançados pelos alunos nos anos de 2023 e 2024.
Outro é Licínio de Almeida (BA), parceiro do Instituto Ayrton Senna desde 2009. O município tem implementado soluções educacionais voltadas para a alfabetização, correção do fluxo escolar e gestão educacional. A cidade de Boca do Acre (AM) também adotou programas do Instituto Ayrton Senna com o objetivo de melhorar a alfabetização e aprendizagem de seus estudantes.
Homenagens
O Instituto também reconhecerá outros municípios por seu empenho e dedicação à educação, sendo eles: Salvador (BA); Manaus (AM); Fortaleza (CE); Araguaína (TO); Guariba (SP); Domingos Mourão (PI); Jaboatão dos Guararapes (PE); Santarém (PA); Natal (RN); Itaberaí (GO); São Miguel do Tapuio (PI); Bandeirantes do Tocantins (TO); Castelo do Piauí (PI); Pereira Barreto (SP) e Ji-Paraná (RO); além do Centro Paula Souza, uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo.
O evento contará com a presença de figuras importantes na trajetória do Instituto, como Ana Dayse Rezende Dórea, ex-secretária de Educação de Maceió e membro do Conselho Nacional de Educação; Ivo Ferreira Gomes, prefeito de Sobral (CE); Marcelo Beltrão Siqueira, prefeito de Coruripe (AL); Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime em São Paulo e dirigente municipal de educação de Sud Menucci; Rossieli Soares, atual secretário de educação do Pará, ex-ministro da educação e ex-secretário de educação do estado de São Paulo.
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá
Saiba Mais
- Concursos Correios revoga dispensa de licitação para concursos de carteiros
- Concursos USP abre concurso para selecionar professor doutor em química
- Educação básica Instituto Ayrton Senna premia municípios por compromisso com a educação
- Educação básica Volta às aulas: conheça estratégias para melhorar o desempenho escolar
- Concursos Iges-DF anuncia vagas para médico e assistente administrativo; confira
- Ensino superior UnB concede diploma post mortem a Honestino Guimarães