O paraibano Gustavo Viana, que tem apenas 14 anos, viralizou no TikTok resolvendo questões de problemas de matemática. Com espontaneidade e alegria, o garoto grava vídeos ajudando os seguidores a solucionar questões da ciência exata. Um dos conteúdos já atingiu mais de 3 milhões de visualizações nas redes sociais.
@dicas.do.guga Colegio naval. #dicas #enem #facil #math #matematica #basico #viral #matematicabasica #colegionaval #ita #esa ? som original - Dicas Do Guga
Ao Correio, Gustavo contou mais detalhes sobre como começou a produzir os vídeos e a forma que usa para interagir com as pessoas. "Eu já tinha um canal e postava algumas dicas de estudo em 2021, só que era voltado para mapas mentais. No segundo semestre de 2023, eu comecei a postar vídeo aula no YouTube e no Instagram, resolvendo algumas questões e depois comecei a gravar no TikTok. Além disso, comecei a melhorar minha didática, trazer algumas gírias e brincadeiras para as gravações", aponta.
Em uma das aulas, Guga, como é conhecido, responde a questões de um dos vestibulares mais difíceis do país: o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O garoto contou como escolhe os conteúdos para fazer os vídeos. "Tem pessoas que me manda questões para pedir ajuda, mas sempre faço uma análise das provas e de certos assuntos. Vejo a questão, resolvo no papel, e faço a explicação para as redes sociais", diz.
O estudante do 1° ano do ensino médio, foi medalhista da Olimpíada Brasileira de Astronomia em 2023, e compartilha o tempo de estudos gravando vídeos para os seguidores. Além de impressionar com o conhecimento matemático, Guga esbanja bom humor, deixando o conteúdo mais leve. “Você explica muito bem”, escreveu um seguidor. “Os vídeos são muito viciantes”, reagiu outro.
- Após desistir de doutorado em agronomia, sergipana consegue passar em medicina
- Filha de gari e vigia é aprovada em medicina e cidade inteira comemora
Gustavo conta que grava os vídeos sozinho, apenas com o celular dele e que fica feliz por ter alcançado tantas pessoas que precisam de uma ajuda. "Eu não imaginava que ia ter toda essa repercussão, eu imaginei que ia viralizar, mas não dessa forma. Muita felicidade por isso, principalmente por estar ajudando tantas pessoas", relata.
Sobre o futuro profissional, Guga não exclui a docência. "Eu gosto bastante de explicar, principalmente matemática, então com a repercussão do meu canal, pode ser um pensamento futuro. Quem sabe ser um professor de Harvard, faculdades renomadas dentro e fora do Brasil", conclui.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes
Saiba Mais
- Educação básica Cil abre inscrições para comunidade para cursos de língua estrangeira
- Educação básica Apenas 3 a cada 10 escolas públicas têm biblioteca, diz levantamento
- Educação básica Time dos sonhos: escola pública de Planaltina aprova 32 alunos em vestibulares
- Educação básica Pais e alunos estão otimistas com a volta às aulas da rede pública de ensino
- Educação básica Professores do DF marcam paralisação e assembleia para março
- Educação básica Volta às aulas: ministros lançam campanha contra dengue nas escolas