Em janeiro, o Instituto Brasil Sapiens lança o projeto "Sons da Juventude", que oferece cursos gratuitos de musicalização, com ênfase no violão, para introduzir o conhecimento musical a centenas de jovens do Distrito Federal. O curso tem 480 vagas abertas para adolescentes a partir dos 12 anos e residentes no Distrito Federal em situação de vulnerabilidade social. As inscrições devem ser feita por meio do link.
As aulas vão de 8 de janeiro a 21 de fevereiro e serão ministradas na Faculdade Cerrado, em Taguatinga, de segunda a sexta-feira em três turnos diferentes: pela manhã das 8h às 10h; à tarde, das 14h às 18h, e, à noite, das 19h às 21h. A programação conta com dezesseis turmas, que serão divididas entre os horários, com duas aulas semanais de 60 minutos cada. Segunda e quarta-feira, o projeto recebe as turmas de 1 a 7, das 8h às 21h. Terça e quinta-feira as turmas de 8 a 14. E, na sexta-feira, as turmas terão horário duplo: sendo a 15 (das 8h às 10h) e 16 (das 14h às 16h).
Os alunos receberão um violão para praticar durante as aulas, além de um kit com camisetas e apostilas. A iniciativa conta ainda com acessibilidade para as pessoas com deficiência (PcD). É uma ótima oportunidade de aproveitar o período das férias para se qualificar gratuitamente. A ideia é aproximar os participantes da arte e da cultura, estimular as potencialidades artísticas e intelectuais e democratizar o acesso a produções culturais.
A música tem uma influência direta na forma com que as pessoas se comportam. De acordo com especialistas, independentemente do estilo musical, é possível lidar com emoções e, até mesmo, controlá-las por meio da música. “A música promove a liberação de emoções positivas e negativas, a busca por inspiração, a auto expressão e a sensação de pertencimento a um grupo. O ‘Sons da Juventude’ visa favorecer esse desenvolvimento musical, ajudando os participantes a conquistarem autonomia enquanto cidadãos por meio da musicalização, utilizando esse espaço para o desenvolvimento humano”, explica Rômulo Sulz, organizador do evento.