Realizado a cada três anos com alunos de 15 anos, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) analisa o desempenho de estudantes de 81 países nas áreas de matemática, leitura e ciências. A edição de 2022 do Pisa, é o primeiro estudo em grande escala com dados sobre como a pandemia afetou o desempenho de estudantes ao redor do mundo. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (5/12). A última rodada da avaliação internacional foi realizada em 2018.
No ano passado, quase 700 mil estudantes de 15 anos em 81 países foram avaliados. No Brasil, o programa contou com a participação de 11 mil alunos, em 606 escolas de 420 municípios. Segundo o relatório, 73% dos alunos brasileiros não alcançaram patamar mínimo de aprendizagem em matemática, 50% não conseguiram em leitura e 55% em ciências — índices menores que a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
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O Brasil pontuou 379 em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências. Com esses números, o país ocupa as 65ª, 52ª e 61ª posições nas áreas do conhecimento, respectivamente. O desempenho brasileiro em 2022 teve queda de cinco pontos em matemática em relação a 2018, três pontos em leitura e um ponto em ciências. Apesar das pequenas variações para baixo, a análise da OCDE é a de que as notas se mantiveram estáveis.
De acordo com o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, o Pisa é uma ferramenta de avaliação importante, pois permite que a sociedade conheça a realidade educacional de cada país e promova reformas para melhorar a qualidade do ensino. A avaliação mais recente estava planejada para ocorrer em 2021, mas foi adiada por causa da pandemia da covid-19.