postado em 14/10/2023 06:00 / atualizado em 14/10/2023 06:00
. - (crédito: Reprodução)
int(3)
Há mais de um ano, a série Nossos mestres, publicada no caderno Trabalho&Formação e neste site, conta a história de sucesso de professores de Brasília.Em perfis publicados mensalmente, a jornalista Mariana Niederauer relata as vivências e a qualificação que levaram os docentes ao protagonismo na educação. Ao longo das reportagens, professores do ensino básico e superior relatam, com emoção, como a educação transformou a vida deles e como têm mudado o cotidiano das escolas públicas.
Neste Dia do Professor, relembramos todas as matérias publicadas. Confira abaixo e inspire-se nas histórias de grandes mestres:
Professor da rede pública há mais de 30 anos, Wagner Macário de Carvalho passou a maior parte desse tempo à frente do CEM 4 de Sobradinho. Com uma gestão presente e aberta ao diálogo, conseguiu proporcionar novas perspectivas à juventude e às famílias na região
Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
Doutoranda em Educação - Professora - Éllen Cintra.
Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
O brasiliense Robson Salazar começou os estudos de história da arte com a atriz Dulcina de Moraes, nos anos 1990, e, desde então, fez do meio artístico e da educação sua missão de vida. Dividido entre o amor pelas escolas de samba e pela sala de aula, o professor é um dos responsáveis por levar o CEF 3 de Sobradinho ao 3º lugar entre os colégios de Brasília, subindo um ponto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
O professor André Rocha, do CED INCRA 8, coordena o trabalho de tecnologia na escola, com alunos e professores
Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
Depois de passar por um processo de descoberta e encantamento pela profissão, a professora Celiana Amoroso encontrou uma forma de instigar os alunos a compartilharem suas angústias e a formarem uma comunidade escolar saudável e unida. Por meio do premiado projeto Desiderata, ela contempla essa transformação.
Foto: Minervino Junior/CB/D.A. Press
Rogério Nunes Passos, diretor do CED 4 do Guará. Coluna Nossos mestres. Trabalho&Formação Profissional
Foto: Mariana Niederauer/CB/D.A. Press
A professor indígena Potyra Terena venceu obstáculos do preconceito e hoje recebe os alunos com olhar diferenciado e atento a cada indivíduo. A habilidade de diálogo para guiar os adolescentes traz da própria etnia, original do Mato Grosso
Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press
Aos 45 anos, a educadora Andréia Azenha Marques passou a maior parte de sua vida atuando em sala de aula. A primeira vez que encarou uma classe foi aos 17 anos, logo depois de concluir a antiga Escola Normal. Hoje, é a companheira dos alunos do Centro de Ensino Fundamental 5 do Guará na mágica trajetória da alfabetização.
Foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press
Professor de Matemática Valdir Sodré.
Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
À frente da Secretaria de Direitos Humanos da Universidade de Brasília (UnB), a professora Deborah Silva Santos oferece a construção de um legado de lutas pelos direitos de mulheres, negros e outras minorias.
Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
Paixão pelas artes e pelos livros guiou a carreira da professora Ana Paula Bernardes, que descobriu na mediação de leitura uma forma de transpor as paredes da sala de aula e expandir as possibilidades de aprendizagem de crianças e jovens
Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
Apaixonado pela Universidade de Brasília, onde trabalha há 30 anos, o professor Nelson Inocêncio começou cedo a trilhar o caminho do ativismo negro e hoje consolida, com garra e coragem, a luta contra o racismo.
Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
Adriana Maciel no CEI 07, de Taguatinga
Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
Gersem Baniwa, segundo indigena professor da UnB
Foto: Carlos Vieira/CB
Primeira professora indigena da UNB. Na Foto Altaci Rubim, professora adjunta do LIP/IL/UNB
Foto: Carlos Vieira/CB
Amélia Cristina Araripe, Amelinha, diretora da Escola Meninos e Meninas do Parque. Coluna Nossos Mestres.
Foto: Mariana Niederauer/CB/D.A Press
Professor da rede Publica de Ensino Zaldo Borges, da Aulas para Alunos que unem Cinema entre outras disciplina. Ja ganhou diversos premios com Filmes produzidos por seu Alunos.
Foto: Ed Alves/CB
Luiz Claudio Campos professor e diretor do Caic Assis Chateaubriand, em Planaltina DF.
Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
Professor e ex-diretor do CEM 404 de Santa Maria motiva estudantes e toda a comunidade a buscar o acesso à universidade por meio de aulões gratuitos
Foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.
As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação