Educação

Alunos brasileiros participam da Olimpíada Internacional de Leitura 2023

São 215 escolas participando, sendo 100 particulares e 115 públicas, inclusive unidades de Brasília

Correio Braziliense
postado em 14/09/2023 17:39
A Olimpíada Internacional de Leitura (OIL)  2023 começou e ao todo 215 escolas estão participando, sendo 100 particulares e 115 públicas -  (crédito: Esdras Lamary)
A Olimpíada Internacional de Leitura (OIL) 2023 começou e ao todo 215 escolas estão participando, sendo 100 particulares e 115 públicas - (crédito: Esdras Lamary)
int(4)

A Olimpíada Internacional de Leitura (OIL) 2023 começou, nesta semana. A Olimpíada ocorre tanto em escolas públicas quanto nas particulares de todo o Brasil, inclusive de Brasília e região. Este ano, só nas públicas, são 19 mil estudantes participando.

O evento ocorre sob coordenação técnica de pesquisadores da Johns Hopkins University, New York University e University of Virginia. O objetivo é medir e fortalecer a leitura nas crianças  nos primeiros anos escolares a fim de formar futuros leitores assíduos e desenvolver seu julgamento e espírito crítico.

De fato, muito além de disputar, os estudantes mirins têm o aprendizado fortalecido durante a Olimpíada pois capacitam-se com jogos pedagógicos criados especialmente para desenvolver as habilidades de fluência de leitura: velocidade, precisão, prosódia e compreensão.

Ao todo 215 escolas estão participando, sendo 100 particulares e 115 públicas. Em Brasília, as escolas participantes são: Colégio Pró-Futuro, Colégio COC Lago Norte, Colégio Nossa Senhora Aparecida - COC Santa Maria, Escola Atual, Colégio Arvense, CEPMA , Colégio Cebam,Colégio CEMAN. O evento está previsto para encerrar em 20 de novembro. Para mais informações acesse o site: https://shre.ink/2fyb.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação