Educação

Brasília será sede do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023

O encontro reunirá diversas entidades e educadores internacionalmente renomados, além de especialistas em políticas públicas

Correio Braziliense
postado em 14/09/2023 11:20
Um dos maiores eventos sobre alfabetização infantil, o Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, ocorrerá em Brasília  -  (crédito: ABC (Agência Bem Comum) )
Um dos maiores eventos sobre alfabetização infantil, o Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, ocorrerá em Brasília - (crédito: ABC (Agência Bem Comum) )
int(14)

 

Brasília vai sediar o Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, de 19 a 20 deste mês. A participação presencial será para convidados e, para os demais interessados, virtualmente por meio de inscrição pelo site: https://shre.ink/2zoY, até 19 de setembro. O evento contará com a presença de autoridades em educação e representantes de organizações civis, dos estados e dos municípios.

Com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação ( Consed), da Associação Bem Comum (ABC), do Instituto Natura, da Fundação Lemann, o seminário pretende mostrar como as parcerias com estados e municípios produzem resultados eficientes na alfabetização de crianças. O evento promoverá debates e trocas de conhecimentos entre especialistas, líderes educacionais e profissionais engajados na área da educação.

Durante o seminário, serão apresentados alguns exemplos de sucesso na educação, como a transformação educacional em Centro do Guilherme (MA), em que o empenho da comunidade educacional de Centro do Guilherme alcançou resultados notáveis nas olimpíadas nacionais de matemática, eficiência energética e astronomia, conquistando um impressionante número de medalhas e menções honrosas.

Outro caso de sucesso é o das estratégias de políticas educacionais para a excelência em alfabetização no município de Princesa Isabel (PB). Princesa Isabel conquistou o topo da classificação nacional na avaliação do Programa Educar pra Valer e obteve destaque no estado, conquistando o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ensino fundamental I e o quarto lugar para o ensino fundamental II, com notas de 6.8 e 5.7, respectivamente.

O Seminário Nacional pela Alfabetização 2023 reunirá diversas entidades,  educadores renomados internacionalmente e especialistas em políticas públicas, entre outros.

Segue lista dos palestrantes:
.Manuel Palácios, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira);

.Chico Soares, professor emérito Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-presidente do Inep;

.Bernardo Toro, filósofo e educador colombiano;

.Bárbara Carine,escritora, professora e sócia-fundadora da primeira escola Afro-brasileira do país;

.Luciana Alves pedagoga, pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e consultora em Educação para as Relações Étnico-Raciais;

.Hilda Linhares, professora da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e especialista em linguagem e alfabetização do CAED/UFJF;


Participarão, também, os secretários: Marcius Beltrão (AL), Sandra Casimiro (AP), Fátima Gavioli (GO), Alan Porto (MT), Hélio Daher (MS), Rossieli Soares (PA), Roberto Souza (PB), Roni Miranda (PR) e Renato Feder (SP). Ainda está confirmada a presença de Vitor de Ângelo, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação e secretário de Educação do Espírito Santo.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação