Eu, Estudante

Ensino

Lula anuncia 'escola especial de matemática' para medalhistas em olimpíadas

Programa visa desenvolver as habilidades dos estudantes de escola pública que tenham se destacado em competições da matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a criação de uma “escola especial de matemática” para acolher o que chamou de “gênios”. A proposta é que os alunos de escola pública que tenham se destacado na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), possam contar com um ensino voltado para o desenvolvimento de suas habilidades na disciplina.

O anúncio foi feito durante a cerimônia de sanção da lei do Programa Escola em Tempo Integral, na presença dos últimos brasileiros premiados em torneios internacionais de matemática. De acordo com o presidente, a preocupação do programa é com os estudantes que não têm recursos para seguir com os estudos.

“Essa meninada que ganhou medalha de ouro, alguns podem ter recurso, alguns podem estudar lá fora e, aqueles que não têm recurso, vão fazer o quê? As pessoas que são gênios vão sair das Olimpíadas e vão ter um lugar para estudar”, disse o presidente.

Na ocasião, Lula relembrou que a criação da OBM, em 2005, teve como motivação a necessidade de incluir os alunos da rede pública no circuito de competições de matemática. “O Brasil não tinha Olimpíada de Matemática para escola pública, era escola privada”, afirmou.

O presidente disse ainda que os resultados dos alunos do Ceará e do Piauí chamaram sua atenção para a necessidade de fortalecer a relação dos educadores com os estudantes. “Eu ficava me perguntando: por que dois estados do Nordeste, que não são ricos, têm qualidade de escola melhor do que outros estados que têm dinheiro? Obviamente que o resultado deve ser o tratamento que os educadores dão dentro da sala de aula”, justificou, apontando a motivação para criar o programa.

Não foi divulgada data para o lançamento do programa ou maiores detalhes de como ele deve funcionar, tampouco as cidades que vão receber o incentivo.