Uma equipe de cinco brasileiros levou o tetracampeonato na Olimpíada Internacional de Economia (International Economics Olympiad – IEO), na Grécia. A conquista veio em 1° de agosto pelos jovens: Luiz Filipe Peres, Leonardo Zanetti Souza, Pedro Porto de Carvalho Nunes, Lucas Monteiro Rivelli e Renato Timoteo Wanderley.
Os estudantes conquistaram as medalhas de ouro, prata e bronze, e ainda levaram o troféu de melhor país. Entre os 47 países participantes da olimpíada, o Brasil ficou na primeira posição geral na soma de pontuações.
Luiz Filipe cursa o primeiro ano de economia na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, e conseguiu trazer a medalha de prata para casa. Ele conta que é a terceira vez que tenta participar da competição e agora está realizado com os resultados. Quando ainda estava no ensino médio, no Centro Federal de Formação Tecnológica (CEFET-RJ), ele já tinha a competição como objetivo.
“Na escola eu tive muito contato com matemática, mas a economia, em si, eu comecei a conhecer estudando para a olimpíada. Foi ali que eu decidi o curso que queria fazer. É uma experiência incrível”, diz.
O medalhista volta para casa com um objetivo em mente: disseminar a competição entre os estudantes de ensino médio. “Agora, eu quero ajudar a aumentar esse contato com as escolas para que a olimpíada de economia se torne tão enraizada quanto é a de matemática”, planeja.
A delegação contou com apoio do banco BTG Pactual. Em 2019, a delegação brasileira tirou o primeiro lugar na final da 2ª edição da IEO, na Rússia, também em parceria com o banco.
*Estagiária sob a supervisão de Denise Britto