Eu, Estudante

Meio ambiente

Projeto Parque Educador recebe inscrições de escolas da rede pública

Iniciativa do governo do Distrito Federal leva alunos de escolas públicas para contato com a natureza

O Projeto Parque Educador está com inscrições abertas para as escolas públicas do Distrito Federal (DF) que queiram integrar seus alunos no contato com a natureza no segundo semestre de 2023. As inscrições devem ser feitas on-line, de 31 de julho a 14 de agosto, no site www.ibram.df.gov.br/inscricoes-parque-educador.

A iniciativa é uma parceria das Secretarias de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e do Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMA) com o Instituto Brasília Ambiental. O foco do projeto é receber alunos da rede pública de ensino do DF para atividades interdisciplinares de educação integral, ambiental e patrimonial nas unidades de conservação geridas pelo Brasília Ambiental. As atividades são realizadas por professores da rede pública de ensino ao longo de todo o semestre.

O projeto teve início em 2018 e, até agora, recebeu 11.039 estudantes de 160 escolas diferentes. Os participantes estiveram em trilhas guiadas nas unidades de conservação, oficinas, práticas integrativas de saúde, palestras e vivências na natureza.

As escolas interessadas devem escolher entre 10 e quatro encontros semestrais, a unidade de conservação mais próxima ao local de ensino e o melhor dia da semana para as visitas, que terão transporte custeado pelo Projeto Parque Educador. É necessário formar turmas de 40 alunos para a participação.

De acordo com o Brasília Ambiental, estão disponíveis as seguintes unidades de conservação:

  • Estação Ecológica Águas Emendadas/Parque Ecológico Sucupira (Planaltina);
  • Parque Ecológico Águas Claras;
  • Parque Ecológico Três Meninas (Samambaia);
  • Parque Ecológico Saburo Onoyama (Taguatinga);
  • Parque Ecológico do Riacho Fundo II;
  • Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul)

Os resultados com as escolas selecionadas estão previstos para 18 de agosto.