Os estudantes de escolas públicas do Distrito Federal voltaram às salas de aula nesta segunda-feira (31/7), no primeiro dia de aulas após o período de férias do meio do ano na rede pública de ensino. O retorno às atividades do segundo semestre letivo marcou um momento de reencontros, expectativas e adaptações, entre alunos e professores, logo pela manhã.
- Volta às aulas: 170 mil estudantes da rede particular retornam às escolas
- Otimismo marca volta às aulas na rede pública do DF nesta segunda
- Estudantes animados em 1° dia de volta às aulas presenciais
No primeiro dia de aulas no Centro de Ensino Fundamental 1 (CEF 1) do Cruzeiro, o cenário era de alegria e animação, com os estudantes reencontrando seus colegas de classe e professores. Os abraços e sorrisos entre os presentes esquentaram a fria manhã de 18°C, demonstrando a saudade acumulada durante o recesso.
Isso pôde ser percebido também pelos funcionários da unidade de ensino. Para a diretora, Silvia Gonçalves, 53 anos, o retorno caloroso dos estudantes marca também a expectativa de um semestre ainda mais produtivo. "Esperamos melhorar no acompanhamento dos estudos dos nossos alunos, contando também com o apoio da família", disse.
Outra esperança é de um semestre letivo mais tranquilo em relação à primeira metade do ano, quando ocorreu a greve dos professores da rede pública de ensino da capital.
Desafios e readaptação
Mesmo com a tranquilidade do retorno às aulas, os desafios da rotina escolar ainda continuam. Um deles é a preparação dos alunos para as avaliações de desempenho escolar, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Além disso, o retorno às aulas trouxe consigo não só felicidade, mas os desafios da readaptação ao ambiente escolar para alguns estudantes. Deste modo, a transição do período de férias para o ritmo das aulas requer tempo e paciência, e também um bom casaco para enfrentar as manhãs de Brasília.
"Queria estar no lugar de quem está debaixo das cobertas agora", disse a jovem Flávia Stephanie, 14 anos, que se preparava para a aula de matemática.
*Estagiário sob supervisão de Thays Martins
Saiba Mais
- Cidades DF DF em alerta amarelo por causa da baixa umidade relativa do ar
- Cidades DF Motorista de carro que caiu em lagoa, matando três crianças, estava bêbado
- Cidades DF Motorista do carro que caiu em lagoa será autuado por homicídio
- Cidades DF Princípio de incêndio atinge restaurante em Águas Claras