Nesta sexta-feira (28/7), o Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Educação e Cultura do Exército, anunciou que as inscrições para o processo seletivo de admissão nos Colégios Mlitares de Brasília, Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Maria e São Paulo estão próximas de serem abertas. O período para se inscrever vai de 7 de agosto a 14 de setembro. O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta.
Para se inscrever, é necessário ser brasileiro, ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental para o candidato ao ingresso no 6º ano ou o 9º ano do ensino fundamental para o aluno que deseja ingressar no 1º ano do ensino médio. Para o ensino fundamental, é exigido que o estudante tenha menos de 12 anos. Já para o ensino médio é necessário ter menos de 16 anos.
As inscrições podem ser realizadas pela internet, acessando o site do Colégio Militar da cidade escolhida. As inscrições presenciais serão aceitas apenas para para candidatos com deficiência. Para se inscrever, é necessário pagar uma taxa de R$ 95. Há a possibilidade da isenção de pagamento nos casos em que "o responsável legal comprove a sua condição de carência socioeconômica, mediante a apresentação de documento que ateste sua inscrição em programa social do governo".
O processo seletivo é compostos pelas seguintes etapas: exame intelectual de caráter eliminatório e classificatório para todos os candidatos inscritos, revisão médica e odontológica de caráter eliminatório e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, também de caráter eliminatório.
O exame intelectual será composto por prova de matemática e língua portuguesa, sendo 20 questões objetivas de cada disciplina, com pontuação máxima de 10 pontos. O candidato terá o tempo de 3 horas e meia para resolver a prova. "Será considerado apto a prosseguir no Concurso de Admissão o candidato que obtiver, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos previstos em cada uma das provas objetivas de Matemática e Língua Portuguesa.", diz o edital. A prova será realizada no dia 29 de outubro.
Para mais infomações sobre o processo seletivo, acesse este link.
Saiba Mais
- Educação básica Só metade das escolas tem projetos antirracistas; menor índice em 10 anos
- Educação básica TJDFT declara inconstitucional lei sobre homeschooling no DF
- Educação básica Celular em sala de aula: quais países já proíbem?
- Educação básica Unesco aponta problemas no uso de tecnologia em escolas: "falsa boa ideia"
- Educação básica Novo ensino médio: SP reduz itinerários e inclui educação financeira
- Educação básica Professoras denunciadas por maus-tratos a alunos autistas são afastadas