IBERO-AMÉRICA

Prêmio concederá até 10 mil euros a escolas com projetos inovadores

Premiação organizada pela Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) e o Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha terá a participação de escolas de 22 países ibero-americanos

Correio Braziliense
postado em 12/06/2023 19:17 / atualizado em 12/06/2023 19:19
 (crédito: Noah Buscher/Unsplash)
(crédito: Noah Buscher/Unsplash)

Com o objetivo de conscientizar, incentivar e reconhecer ações de Desenvolvimento Sustentável no ambiente escolar, a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha estão promovendo o segunda edição do prêmio "Inovação e ODS nos estabelecimentos de ensino".

A premiação quer reconhecer o envolvimento de escolas, de 22 países da Ibero-América, em ações de conscientização e disseminação dos chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 dentro da sala de aula de forma inovadora. 

Ao todo, podem se candidatar escolas de Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai e Uruguai. 

Três intuições serão agraciadas ao final, com o primeiro lugar recebendo 10 mil euros enquanto os outros dois finalistas receberão um prêmio de 5 mil euros, para uso na continuidade do projeto inscrito. 

A escolha dos melhores projetos será feita por uma comissão do júri e os três selecionados terão a possibilidade de participar, em 2024, do 2º Seminário Ibero-Americano de Inovação e Pesquisa Educacional, promovido pela Red Iberoamericana de Innovación e Investigación, criada pela OEI e pelo Ministério da Educação e Formação Profissional em 2022.

Saiba como se inscrever

As inscrições podem ser feitas no site da OEI ou no link. Podem participar escolas de ensino de educação infantil, ensino fundamental (básico), médio (secundário), ensino técnico profissional e educação para jovens e adultos, bem como para aqueles que trabalham com educação especial, com projetos que tenham sido realizados entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de agosto de 2023.

As inscrições ficarão abertas até 5 de outubro e a escolha do júri será definida até 30 de outubro. Outras informações sobre a premiação podem ser obtidas no email: innovacion-ods@oei.int.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação