Eu, Estudante

Encceja 2023

Resultado do recurso de justificativa de ausência pode ser conferido

Justificativa é necessária para que o candidato que faltou no exame passado consiga se matricular na avaliação. Inscrições serão abertas em 22 de maio

Os candidatos que justificaram ausência no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022, tiveram o pedido recusado e solicitaram recursos, podem conferir os resultados na página do exame. A justificativa é pré-requisito para os participantes do Encceja 2022 que não realizaram as provas em todas as áreas do conhecimento nas quais se inscreveram e que desejam realizar a edição de 2023 gratuitamente. Todos os participantes devem fazer a inscrição, que ocorrerá de 22 de maio a 2 de junho. As avaliações serão aplicadas em 27 de agosto. 

Os estudantes que não justificaram a falta ou tiveram a solicitação reprovada deverão pagar uma taxa de R$ 40 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) 40. Mesmo com a aprovação da justificativa de ausência, o interessado deverá efetuar a inscrição para o Encceja 2023.

O exame abrange provas que avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

As secretarias de educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. Além disso, o Encceja serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.