EXPRESSIVIDADE HÍBRIDA

'A Maquina Desejante' inicia turnê pelas escolas do Distrito Federal

Produção mescla linguagens e proporciona experiência de cumplicidade perante perplexidades e deslumbramentos da existência

Eu Estudante
postado em 05/05/2023 21:28 / atualizado em 05/05/2023 21:29
Cena do espetáculo 'A Maquina Desejante', que entra em turnê pelas escolas do Distrito Federal -  (crédito: Adriano Roza/Divulgação)
Cena do espetáculo 'A Maquina Desejante', que entra em turnê pelas escolas do Distrito Federal - (crédito: Adriano Roza/Divulgação)

Em um misto de teatro, música, performance e instalação, o inédito espetáculo A Máquina Desejante proporciona uma experiência de cumplicidade perante algumas perplexidades e deslumbramentos da existência. A produção, que conta com autoria, direção e interpretação dos multiartistas e pesquisadores João Lucas e César Lignelli e voz de Sulian Vieira (no papel de Aurora) segue em turnê pelas escolas do Distrito Federal a partir de 18 de maio, às 11h e às 13h30h, no CED São Francisco, em São Sebastião. Já no dia 19, às 19h30 e 21h, no CEF Doutora Zilda Arns, na região administrativa de Itapoã. Também em 22 de maio, no CEF 3 do Paranoá, às 19h30 e 21h. Gratuito e não recomendado para menores de 14 anos, o espetáculo foi concebido com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

A Máquina Desejante surge como uma peça-concerto-instalação interpretada por dois músicos-performers (João Lucas e César Lignelli). A obra funde na linguagem teatral os parâmetros de composição musical de modo a criar uma expressividade híbrida em que a narrativa da voz, dos mecanismos, das imagens videográficas e das intensidades performativas é movida pela tração rítmica, harmônica, melódica ou tímbrica dos eventos musicais. De modo inverso, a música flui na reverberação dramatúrgica de mecanismos “maquínicos” desenvolvidos pelos autores, acompanhando a narrativa de Aurora e ampliando os seus sentidos.

Cena do espetáculo 'A Maquina Desejante', que entra em turnê pelas escolas do Distrito Federal
Cena do espetáculo 'A Maquina Desejante', que entra em turnê pelas escolas do Distrito Federal (foto: Adriano Roza/Divulgação)

“Pretende-se que o público, através da produção de sentidos dramatúrgicos e das intensidades abstratas da música, possa intuir relações amplas da vida tanto com as instâncias metafísicas do cosmos ou do infinito, como com o âmbito mais restrito das observações cotidianas, construindo os seus símbolos e os seus significados a partir de uma paleta de registros que processam a observação do mundo pelas lentes do humor, da ciência, da filosofia e da poesia”, explicam os autores.

Dentro destes motes, A Máquina Desejante visa, por meio do monólogo de uma voz chamada Aurora (Sulian Vieira), produzir um sentido aventuroso de compromisso com o público. A ideia é lançar o desafio de uma experiência perceptiva conjunta, ancorada que está, por um lado, na performatividade mecânica do cenário e, por outro, na expressividade abstrata da música.

Criação performativa

Pesquisador e multiartista, César Lignelli realiza ações culturais na região do Jardim Botânico e arredores há pelo menos 8 anos. Em 2013, realizou 8 apresentações do espetáculo Um Credor da Fazenda Nacional de Qorpo Santo, sob sua direção, na Quadra 47/49 do Itapuã, além de 8 apresentações na quadra 7 do Varjão. Em 2017, também realizou 4 apresentações como diretor musical e ator da peça Os Fracassados em escolas públicas de São Sebastião. Ainda em 2019, apresentou o espetáculo cênico-musical autoral DeBanda, na Feira Permanente de São Sebastião.

Pianista, compositor musical e pesquisador, João Lucas também estende suas atividades à criação performativa e às artes visuais. Com vasta experiência na composição musical para artes performativas, é mestre pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa de “Processos Composicionais para a Cena” e Doutor, pela mesma Universidade, na linha de pesquisa de “Cultura e Saberes em Artes”.

Fique ligado na turnê do espetáculo A Máquina Desejante pelas escolas do DF

Data: 18 de maio
Horário: às 11h e às 13h30h
Local: Ced São Francisco, em São Sebastião
Data: 19 de maio
Horário: 19h30 e 21h
Local: CEF Doutora Zilda Arns - Itapoã
Data: 22 de maio
Local: CEF 3 do Paranoá
Horário: 19h30 e 21h


Gratuito
Não recomendado para menores de 14 anos
Mais informações: Instagram @amaquinadesejante


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação