Professoras do Centro de Ensino Médio 02 do Cruzeiro (Ced 02) promoveram nesta sexta-feira (28) o dia de valorização da pessoa com deficiência, reunindo alunos da sala de recursos do colégio. Além de serem recebidos com um café especial, regado a quitutes, os estudantes com necessidades especiais fizeram, pela, primeira vez na vida, um passeio de limusine.
No luxuoso e extenso veículo, os 16 estudantes com necessidades especiais como autismo, deficiência visual, intelectual e auditiva deram um giro pelas ruas da região administrativa formada por pioneiros da capital federal. A confraternização rendeu boas conversas e momentos de interação entre os alunos.
Mesmo com receio de sair sozinha, sem a companhia de um parente próximo, a aluna do segundo ano do ensino médio, Lourdes Maria, que tem deficiência intelectual, adorou a experiência. “Foi muito legal. Nunca tinha andado de limousine e gostei muito. Além do mais, o pão de queijo do café estava muito gostoso”, disse jovem, que completou 18 anos no dia anterior.
Já Ian Chaves,17 anos, aluno que cursa o terceiro ano do ensino médio, gostou do passeio e das comidas preparadas no café da manhã, especialmente do pão de queijo. O estudante, que mesmo com TDAH e não sendo muito comunicativo, segundo a mãe, Lindalva Almeida, interage bastante com os colegas.
Acompanhamento
As professoras responsáveis, Angela Andreotti e Mara Cristina, idealizaram a ação para integrar e proporcionar momentos únicos aos estudantes com deficiência. “Trabalho há 15 anos com alunos especiais e eles me motivam a ser cada dia melhor, a dar o meu melhor para eles”, disse Angela, docente e pós-graduada em educação especial. “Todo ano a gente promove alguma atividade especial com os alunos. Até porque alguns são de famílias muito sofridas”, acrescentou.
Segundo ela, em um evento de valorização ocorrido em 2019 com sete alunos também com necessidades especiais foram surpreendidos, igualmente, com um passeio de limousine com paradas nos principais monumentos da Esplanada dos Ministérios e na Torre de TV.
Além das duas professoras responsáveis, também acompanharam os alunos no mais recente passeio uma monitora, três educadores sociais voluntários e uma intérprete de libras.
Sala de Recursos
O Ced 02 é uma das escolas públicas onde os alunos com necessidades educacionais especiais, apesar de estudarem em classes regulares, recebem cuidado especial dos professores e monitores da sala de recursos. As atividades educativas garantem a eles acompanhar o ritmo dos demais alunos, afirma Angela Andreotti. Para Lourdes Marina, mãe da estudante Lourdes Maria, esse acompanhamento é essencial para a filha tanto na escola quanto em casa.
“Os professores e monitores da sala de recursos são nossos olhos e nossa voz dentro da escola. Eles que adaptam nossos filhos às aulas regulares, até porque o professor que precisa dar uma aula para mais de 30 alunos, por mais que queira, não consegue dar a devida atenção aos adolescentes especiais”, diz Lourdes Marina.
Lindalva Almeida, mãe de Ian, é mais uma a afirmar que estar muito feliz com o tratamento dispensado ao filho na atual escola. “Com a sala de recursos e toda atenção das professoras, não há como perceber e se emocionar com o carinho e o cuidado dispensados a todos”, disse, lamentando o fato de nem todas as escolas dispensarem a devida atenção aos estudantes com deficiência. “Meu filho e outros alunos especiais já foram até chamados de burro em outra escola. Muitas vezes pensam que eles devem ser tratados como os outros alunos, mas, na verdade, eles devem, sim, ter um acompanhamento especial.”
*Estagiária sob a supervisão de Jáder Rezende