Eu, Estudante

VIOLÊNCIA

Mulher mata 6 pessoas em escola de ensino fundamental nos EUA

De acordo com a polícia local, a mulher ainda não identificada tinha 28 anos e morreu após ser baleada por dois policiais

Uma mulher de 28 anos, armada com dois rifles de assalto e uma pistola, abriu fogo, nesta segunda-feira (27) em uma escola particular de ensino fundamental em Nashville, capital do estado do Tennessee, nos Estados Unidos. De acordo com a Agence France-Presse, a suspeita morreu depois de ser baleada pela polícia.

O caso ocorreu na escola presbiteriana Covenant, por volta de 10h13 no horário local. A escola atende 200 estudantes da pré-escola até o 6º ano. As vítimas chegaram a ser levadas para o Hospital Infantil Monroe Carell Jr. e ao centro médico da Universidade Vanderbilt, mas não resistiram e morreram. Inicialmente, de acordo com a polícia, a suspeita era que a fosse uma adolescente.

O porta-voz do Departamento de Polícia Metropolitana de Nashville, Don Aaron, disse que os tiros começaram no segundo andar da escola. “Não sabemos quem ela é até o momento”, disse Aaron. Ainda de acordo com o porta-voz, dois dos cinco policiais que estavam no local atiraram na mulher, que morreu às 10h27. As autoridades estão trabalhando para identificar a mulher e se ela tem algum vínculo com a escola.

Policiais armados com fuzis, coletes pesados e capacetes podiam ser vistos caminhando pelo estacionamento da escola e contornando o perímetro gramado do prédio. Outros alunos que estavam dentro da escola deixaram a instituição de mãos dadas em direção a uma igreja próxima para se reunir com os pais. O deputado estadual democrata Bob Freeman, cujo distrito inclui a escola Covenant, classificou o tiroteio de uma “tragédia inimaginável”.

Atentados em massa em escolas dos Estados Unidos tem se tornado cada vez mais comuns, mas uma suspeita do sexo feminino é “altamente incomum”. De acordo a Reuters, apenas quatro dos 191 tiroteios em massa desde 1966 catalogados pelo The Violence Project, um centro de pesquisa sem fins lucrativos, foram cometidos por uma agressora mulher.

A escola Covenant foi fundada como um ministério da Igreja Presbiteriana Covenant em 2001, de acordo com o site da instituição. A escola está localizada no afluente bairro de Green Hills, ao sul do centro de Nashville, perto das melhores universidades da cidade e lar do famoso Bluebird Café – um local frequentado por músicos e compositores.

Ataque em escola também deixou uma professora morta em São Paulo

Ainda na manhã desta segunda, uma professora foi esfaqueada por um adolescente de 13 anos dentro da Escola Estadual Thomázia Montoro. Além de Elisabeth, o jovem atingiu pelo menos quatro professores e dois alunos. Elizabeth chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O agressor foi apreendido pela Polícia Civil.

As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para os Hospitais das Clínicas, Bandeirantes, Universitário e São Luiz. Os alunos passam bem, com ferimentos leves. Não há informação sobre o estado de saúde dos professores. Foi decretado luto oficial de três dias no estado. A escola ficará fechada e será avaliada a reabertura gradual.

*Com informações da Agence France-Presse