Eu, Estudante

OLIMPÍADA

Primeira fase da Olimpíada Brasileira de Economia começa neste domingo

De 1 a 4 de junho, estudantes brasileiros passarão por experiência imersiva no Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli) e na sede do BTG Pactual

No próximo domingo (12) tem início a 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Economia (Obecon), com apoio do BTG Pactual (BPAC11), maior banco de investimentos da América Latina e do Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), primeira faculdade de tecnologia orientada a projetos do Brasil. A competição, que está com inscrições abertas até sexta-feira (10), tem como objetivo promover a educação financeira entre estudantes.

Ao longo do primeiro semestre, estudantes do ensino médio de todo o país terão a oportunidade de participar da competição e aprimorar seus conhecimentos em economia, finanças e negócios. As inscrições para a primeira fase, no formato on-line, podem ser feitas por meio do site. Nessa etapa, o processo de seleção envolve conhecimentos gerais que serão abordados pela competição.

Os classificados farão a segunda fase, o que inclui prova escrita com questões objetivas e dissertativas, realizada também por videoconferência simulando uma sala de aula. Os temas abordados serão: microeconomia, macroeconomia, finanças, economia comportamental, história econômica, atualidades e negócios.

No total serão escolhidos 45 alunos para a etapa final da Olimpíada, que ocorrerá de forma presencial e está prevista para  1 e 4 de junho, em São Paulo. Aqueles que se destacarem serão selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Economia (IEO).

Em 2019, o BTG apoiou a delegação brasileira que tirou o primeiro lugar na final mundial da
2ª edição da International Economics Olympiad (IEO), na Rússia. Em 2022, o banco renovou a parceria para todo o evento, com o time de estudantes alcançando o segundo lugar na competição que ocorreu na China. O Brasil é o único país com três vitórias e segue na busca do tetracampeonato em 2023.

“Queremos não só disseminar o conhecimento para estudantes de ensino médio em todas as regiões do país, como também gerar oportunidades para nossos talentos”, afirma Raphael Zimmermann, fundador da Olimpíada Brasileira de Economia (Obecon).