POLÍTICA

Lula sobre novo ensino médio: "Não vai ser do jeito que está"

Entre as regras aprovadas em 2017, está uma grade de formação básica enxuta, poder de escolha de estudantes sobre os assuntos em que desejam se aprofundar e aumento da carga horária

Ingrid Soares
postado em 21/03/2023 13:39 / atualizado em 21/03/2023 13:40
 (crédito: Reprodução/TV 247)
(crédito: Reprodução/TV 247)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (21/3), que o governo fará um amplo debate sobre a reforma do ensino médio, aprovada em 2017. O chefe do Executivo destacou que “não vai ser do jeito que está”. A declaração ocorreu durante entrevista à TV 247. Lula destacou que o ministro da Educação, Camilo Santana, abrirá um amplo debate sobre o assunto.

“Eu conversei com o ministro Camilo Santana e ele vai fazer um debate sobre o novo ensino médio. Ele vai fazer uma discussão com os educadores, com os estudantes. Não vai ser do jeito que está. Ele fará uma discussão para que a gente possa fazer uma coisa que seja agradável ao governo, mas também aos estudantes”, prometeu.

“Camilo vai conversar com outros sindicatos para que a gente possa estabelecer uma nova discussão sobre o ensino médio. Ele vai mudar e tenho certeza que ele vai fazer aquilo que for melhor para os estudantes”, concluiu.

Entre as regras aprovadas em 2017 está uma grade de formação básica enxuta, o poder de escolha de estudantes sobre os assuntos em que desejam se aprofundar e o aumento da carga horária. O modelo, no entanto, é alvo de diversas críticas, desde a formulação da proposta, via Medida Provisória, até a implementação.

No último dia 15, estudantes do ensino médio da rede pública se reuniram na Esplanada para reivindicar a revogação do Novo Ensino Médio. O ato foi convocado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e contou com a participação de movimentos estudantis e do Sindicato dos Professores da Rede Pública (Sinpro-DF).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação