DISTRITO FEDERAL

Sinepe-DF avalia como positivo retorno de Ibaneis Rocha ao governo

O emedebista havia sido afastado após os atos antidemocráticos que ocorreram no dia 8 de janeiro

Débora Oliveira
postado em 15/03/2023 19:42 / atualizado em 15/03/2023 19:43
 (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)
(crédito: Renato Alves/Agência Brasília)

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), emitiu uma nota avaliando como positiva a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), emitida na tarde desta quarta-feira (15/3), autorizando o retorno de Ibanes Rocha ao governo do Distrito Federal.

“O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), instituição voltada à defesa da educação, avalia como positiva a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), emitida na tarde desta quarta-feira (15), autorizando o retorno de Ibanes Rocha ao governo do Distrito Federal. Desde o afastamento do governador, em 9 de janeiro, por motivos que repudiamos veementemente, o Sinepe-DF se posicionou em defesa da democracia, do Estado Democrático de Direito e do pleno restabelecimento da gestão de Ibaneis Rocha. Brasília, capital federal do País, merece a retomada e a continuidade dos projetos e compromissos assumidos pelo Governador reeleito, para que possa voltar ao prumo de seu crescimento sustentável”, diz nota oficial assinada por Ana Elisa Dumont, presidente do Sinepe-DF.

Ibaneis Rocha teve o afastamento decretado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Na ocasião, o ministro entendeu que Ibaneis deveria ser investigado por suposta omissão na segurança do DF na data, quando prédios públicos sofreram com ataques de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

A decisão foi revogada pelo ministro nesta quarta-feira (15/3), determinando o retorno imediato do político às suas funções. Na decisão, Moraes afirma que não há indícios de que Ibaneis tentou criar obstáculos, prejudicar ou destruir evidências acerca da investigação após atos de manifestantes bolsonaristas contra prédios públicos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação