Em 27 de março começa a 15ª Jornada Literária do Distrito Federal. Durante oito dias haverá 30 encontros com autores, quatro espetáculos de literatura e 24 sessões de mediação de leitura na sede da Associação Cultural Jornada Literária do Distrito Federal, que fica no Paranoá ( Quadra 9, Conjunto 6). O evento terá a participação de 3.180 estudantes de escolas públicas do Itapoã, Paranoá, São Sebastião e Sobradinho cinco delas escolas do campo; e a distribuição de 1830 livros de literatura escritos por 11 autores brasileiros contemporâneos.
A exemplo das edições anteriores, os estudantes receberão em suas escolas não só as obras a serem lidas, mas terão a oportunidade de recriar histórias, versos e imagens e se encontrar com os autores das obras. Estão confirmadas as participações dos escritores Alessandra Roscoe, Celso Sisto, Conceição Freitas, Flávia Ribas, João Bosco Bomfim, Ivan Zigg, Marco Miranda, Renato Moriconi, Blandina Franco e José Carlos Lollo e Tino Freitas.
“Com a inclusão de escolas do campo ampliaremos a possibilidade de meninos e meninas residentes em chácaras e assentamentos terem contato com esse mundo da leitura de um jeito mais inteiro, isto é, não só lendo a obra, mas tendo a oportunidade – inédita, para muitos deles – de conversar com a escritora ou o escritor. Isso fica gravado na memória. E, quem sabe, mais do que leitores, contribuirmos para a formação de novas escritoras e escritores”, diz João Bosco Bezerra Bonfim, que coordena o programa ao lado de Marilda Bezerra.