OLIMPÍADA

Primeira fase da Olimpíada Brasileira de Economia começa neste domingo

De 1 a 4 de junho, estudantes brasileiros passarão por experiência imersiva no Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli) e na sede do BTG Pactual

Eu Estudante
postado em 08/03/2023 18:52 / atualizado em 08/03/2023 19:35
Participantes da Olimpíada Brasileira de Economia -  (crédito: Obecon/Divulgação)
Participantes da Olimpíada Brasileira de Economia - (crédito: Obecon/Divulgação)

No próximo domingo (12) tem início a 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Economia (Obecon), com apoio do BTG Pactual (BPAC11), maior banco de investimentos da América Latina e do Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), primeira faculdade de tecnologia orientada a projetos do Brasil. A competição, que está com inscrições abertas até sexta-feira (10), tem como objetivo promover a educação financeira entre estudantes.

Ao longo do primeiro semestre, estudantes do ensino médio de todo o país terão a oportunidade de participar da competição e aprimorar seus conhecimentos em economia, finanças e negócios. As inscrições para a primeira fase, no formato on-line, podem ser feitas por meio do site. Nessa etapa, o processo de seleção envolve conhecimentos gerais que serão abordados pela competição.

Os classificados farão a segunda fase, o que inclui prova escrita com questões objetivas e dissertativas, realizada também por videoconferência simulando uma sala de aula. Os temas abordados serão: microeconomia, macroeconomia, finanças, economia comportamental, história econômica, atualidades e negócios.

No total serão escolhidos 45 alunos para a etapa final da Olimpíada, que ocorrerá de forma presencial e está prevista para  1 e 4 de junho, em São Paulo. Aqueles que se destacarem serão selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Economia (IEO).

Em 2019, o BTG apoiou a delegação brasileira que tirou o primeiro lugar na final mundial da
2ª edição da International Economics Olympiad (IEO), na Rússia. Em 2022, o banco renovou a parceria para todo o evento, com o time de estudantes alcançando o segundo lugar na competição que ocorreu na China. O Brasil é o único país com três vitórias e segue na busca do tetracampeonato em 2023.

“Queremos não só disseminar o conhecimento para estudantes de ensino médio em todas as regiões do país, como também gerar oportunidades para nossos talentos”, afirma Raphael Zimmermann, fundador da Olimpíada Brasileira de Economia (Obecon).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação