Acabou as férias. Nesta semana, voltaram as aulas para os estudantes das escolas particulares do Distrito Federal. Na rede pública, os alunos voltam em 13 de fevereiro. Com a criançada de volta a escola, os pais têm mais uma preocupação no início de ano: os preços dos materiais escolares. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório, Papelaria e Livraria do DF (Sindipel-DF), a alta varia entre 10% e 11%, devido a inflação.
- Especialistas alertam que aumento no custo de vida deve impactar brasilienses
- Amazon revela os livros mais vendidos no Brasil em 2022
- Livros que fazem crescer: confira dicas de histórias para cada faixa etária
Para economizar, uma opção é recorrer aos livros usados. E a opção vai além do material didático, por meio de sebos e clubes de trocas, também é possível adquirir livros de literatura com descontos que chegam a mais de 70%. Para ajudar na garimpagem, o Correio separou algumas opções de onde é possível encontrar os achados.
Confira
Estante Virtual
O site reúne diversos sebos e livreiros pelo país. Pela plataforma é possível conferir o número da edição, ano de lançamento do livro e em que sebo ele está disponível.
Grupos no Facebook
Uma outra opção são os grupos nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, há grupos tanto privados quanto públicos em que pais e responsáveis compartilham opções de venda e trocas de livros, uniformes e outros materiais escolares que os filhos não usam mais. A opção serve até para quem quer vender algo que têm em casa e que não irá mais utlizar no novo ano escolar.
Amazon livros usados
A Amazon criou uma área para venda de livros usados em dezembro do ano passado. Na página, estão disponível várias obras de segunda mão. No site é possível filtrar por livros didáticos, literatura e ficção, HQs, mangás e graphic novels e inglês, por exemplo. Também é possível vender livros usados pela plataforma.
Sites de venda
Outra opção são os sites de venda como OLX, Enjoi e Mercado Livre. Nas plataformas é possível tanto encontrar materiais escolares usados quanto vender.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!