As matrículas para os Centros de Juventude (CJ) de Ceilândia, Estrutural e Samambaia Norte estão abertas. Nas unidades, os jovens encontrarão a oportunidade de ingressar em oficinas e cursos gratuitos de formação profissional, cultural e esportiva.
A oficina de culinária Master Cria, comandada pelo chef Eduardo Henrique, é um dos cursos com inscrições abertas. A última turma se formou em dezembro, em uma mostra gastronômica preparada pelos próprios alunos, com temática e cardápio voltados às festividades de fim de ano.
Na nova edição do Master Cria, o foco será a área de panificação e salgados, mercado carente de bons profissionais e oportunidade também para os jovens que desejam empreender no ramo.
Também estão abertas as inscrições para as oficinas de violão, muay thai, karatê, teatro, break dance e empregabilidade — preparação para o mercado de trabalho.
Para auxiliar a juventude na inserção ao mercado de trabalho, a oficina de empregabilidade, ministrada pela professora Gabriela Oliveira, preparará os jovens para os processos seletivos e relacionamentos no ambiente corporativo, com técnicas que auxiliam na construção do currículo, elaboração de competências profissionais, inteligências múltiplas e emocional, práticas de atendimento, comunicação, marketing pessoal, networking, clima e cultura organizacional, soft skills, e outras ferramentas e habilidades que fazem a diferença na hora da contratação.
Sob responsabilidade da Secretaria de Juventude, o CJ atende comunidades em situação de vulnerabilidade social e oferece suporte integral para o desenvolvimento dos jovens.
“Hoje, os espaços contam com equipes multiprofissionais para o atendimento psicossocial. É um cuidado que vai além da capacitação e se preocupa também com o desenvolvimento socioemocional dos jovens”, afirma a secretária de Juventude, Leila Ornelas.
Para concorrer a uma vaga, é necessário ter de 15 a 29 anos e se cadastrar no site da Agência de Transformação Social (IECAP) — www.iecap.org.br/inscrições. Todos os cursos e oficinas terão emissão de certificado para os que concluírem, ao menos, 75% das atividades.