Jovem de 16 anos é preso por entrar em escolas localizadas em Aracruz (ES), matar três pessoas e deixar 16 feridos, na manhã desta sexta-feira (25). O crime ocorreu por volta das 9h30 na escola Estadual Primo Bitti e uma escola particular na mesma via que fica em Praia de Coqueiral, a 22 km do centro da cidade. Aracruz, onde o ataque aconteceu, situada a 85 km ao norte da capital.
De acordo com o governador do Espírito Santo, o suspeito usou duas armas no ataque, sendo uma a pistola .40 do pai, um policial militar, e um revólver particular. Ele foi apreendido por equipes de segurança no início da tarde. O atirador tem 16 anos e estudou até junho último no colégio estadual atacado, segundo o governador do estado. O ataque foi planejado por dois anos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o suspeito invadiu a escola estadual com uma pistola e fez vários disparos assim que entrou no estabelecimento de ensino. Logo depois, foi até a sala dos professores e fez novos disparos. Na unidade, dois professores foram mortos.
Em continuidade, o atirador deixou o local em um carro e seguiu para a escola particular Centro Educacional Praia de Coqueiral, que fica na região. Na unidade, um aluno foi morto. Após o segundo ataque, o assassino fugiu em um carro. As identidades e idades não foram divulgadas.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva se posicionou solidariamente a família das vítimas e também prestou apoio ao governador do estado, Renato Casagrande:
Com tristeza soube do ataque as escolas de Aracruz, Espírito Santo. Minha solidariedade aos familiares das vítimas dessa tragédia absurda. E meu apoio ao governador @Casagrande_ES na apuração do caso e amparo para as comunidades das duas escolas atingidas.
— Lula (@LulaOficial) November 25, 2022
O governador de Espírito Santo também se posicionou:
Nossas equipes de segurança alcançaram o autor do atentado que, covardemente, atacou duas escolas em Aracruz pela manhã. Decretei luto oficial de três dias em sinal de pesar pelas perdas irreparáveis. Continuaremos apurando as motivações e, em breve, teremos novos esclarecimentos
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) November 25, 2022