Empreendedorismo juvenil

Inscrições para o Desafio Liga Jovem acabam na próxima sexta-feira (25/11)

Os melhores projetos serão apresentados em São Paulo. Os seis grupos vencedores ganharão viagem internacional a um centro de inovação

Eu Estudante*
postado em 24/11/2022 18:55
 (crédito: Thamires O. Silva/Divulgação)
(crédito: Thamires O. Silva/Divulgação)

Desafio Liga Jovem, competição nacional estudantil brasileira de empreendedorismo, está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (25/11). A iniciativa é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Instituto Ideias de Futuro. As vagas estão destinadas a estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. As inscrições deverão ser realizadas gratuitamente pelo site. Os seis grupos vencedores ganharão  viagem internacional a um centro de inovação.

A competição conta com a participação de estudantes e educadores, orientadores, de instituições de ensino de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. São cerca de três mil estudantes inscritos em 800 equipes, orientados por cerca de 400 educadores, sendo que mais de 70% deles são de escolas públicas e mais de 90% estão em municípios fora das capitais.

Para se inscrever nesse evento estudantil de empreendedorismo e uso da tecnologia nas escolas, basta organizar uma equipe de dois a cinco integrantes. Além disso, os interessados deverão criar um nome e um e-mail para o grupo, convocar um professor ou tutor orientador e ter em mãos informações de identificação de cada integrante, do orientador e dos pais (responsáveis, se for menor de idade).

Os estudantes que tiverem uma excelente performance terão projetos selecionados para uma apresentação em São Paulo. A instituição irá arcar com os custos da viagem e de todas as despesas. Além disso, os seis grupos vencedores ganharão viagem internacional a um centro de inovação.

A primeira etapa do evento ocorre entre 25 e 27 de novembro. Os grupos deverão apresentar uma medida transformadora para algum problema que a própria equipe escolher e que, muitas vezes, é relacionado à escola ou à comunidade em que esses estudantes estão inseridos. Essa solução deve estar enviesada em alguma ferramenta tecnológica, seja ela um aplicativo, site, jogo eletrônico, rede social, plataforma, entre outras.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, o objetivo é promover o desenvolvimento de competências empreendedoras da juventude, por intermédio da autenticidade. "O jovem deve ser o agente de mudanças em sua realidade, não apenas um usuário de tecnologia, mas também um criador de soluções para os desafios da sociedade”, pondera o diretor.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação