O ano letivo de 2022 está chegando ao fim e chegou a hora de matricular crianças e jovens na escola para o próximo período letivo. A escolha da instituição de ensino que receberá seu filho é uma decisão importante. Especialistas em educação destacam quais pontos mais significativos devem ser considerados.
Ana Elisa Dumont, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal (Sinepe-DF), explica que a proposta pedagógica e o credenciamento são os pontos cruciais na hora de escolher a escola, independentemente do nível escolar.
"É na proposta pedagógica que você vai saber se a escola se assemelha com os valores da família, se ela segue uma linha mais tradicional ou mais construtivista", explica a gestora educacional. Já o credenciamento, que pode ser conferido no site do próprio Sinepe (sinepe-df.org) ou da Secretaria de Educação (www.educacao.df.gov.br), é o que assegura que a escola está legalmente apta para ofertar o ensino. "É ele que garante que o estabelecimento de ensino tem os itens de segurança, higiene alimentar e outras condições estruturais básicas das escolas", esclarece Ana Elisa.
A presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), Maria Helena Guimarães Castro, acrescente que o mais importante é estabelecer uma relação de diálogo forte com a escola. "Para isso, os pais precisam estar abertos a dialogar com a escola e as equipes das escolas também devem demonstrar grande interesse e compromisso em dialogar com os pais", pontua.
Opções diversas
A diretora da Maple Bear Brasília, Áurea Bartoli, avalia a escolha do colégio para os filhos como um desafio devido ao grande número de opções, com diferentes abordagens e metodologias. "Não há um só modelo de escola que se adéque para todos os estudantes, pois é preciso reconhecer quais são os anseios e as necessidades de cada um", afirma. Para ela, um dos pontos que devem ser julgados é se a escola leva em consideração a qualidade das relações, a inteligência emocional, a empatia e o cuidado com o outro.
É importante, ainda, na avaliação da diretora, a escola trabalhar o conceito de multiculturalismo. "Vemos as projeções de um mundo ainda muito globalizado, mas que reconhece a importância local, a valorização cultural e dos nossos patrimônios regionais, sendo assim, multicultural. É importante reconhecer e valorizar a nossa cultura, conhecendo e respeitando as demais, também", analisa.