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Implementação da BNCC na educação infantil está praticamente concluída

Este ano marcou a implementação da última etapa da BNCC no país. Primeira fase de aplicação está praticamente concluída

Após cinco anos da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quase todas as escolas do país já estão com os currículos alinhados. Com o documento, é a primeira vez que o Brasil terá as mesmas diretrizes educacionais de norte a sul. A implementação do documento foi prejudicada pela pandemia, mas especialistas consultados pelo Correio são otimistas em relação aos avanços até aqui e destacam que, para o ano que vem, ainda há muito trabalho a ser feito.

A BNCC é um documento que detalha quais são as aprendizagens essenciais a que todos os estudantes devem ter acesso na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Este ano era o prazo-limite para implementar, na última etapa da educação básica, as mudanças promovidas pela BNCC. "O primeiro passo era a adaptação dos currículos. Agora, é preciso que várias outras políticas se adequem", explica João Paulo Cêpa, gerente de Articulação e Advocacy do Movimento pela Base.

Um dos desafios elencados pelos especialistas daqui para a frente é o investimento na formação dos professores. São esses profissionais que estão na linha de frente da aplicação da Base e precisam adequar suas práticas às mudanças. Mas, para isso, é necessária formação continuada e adequação dos cursos de licenciatura. Esse processo foi um dos que sofreu impacto na pandemia.

"De certa forma, a pandemia interrompeu o ritmo de implementação. Esperava-se que, a partir de 2019, começasse um foco maior na formação dos professores, mas todo esse esforço foi transferido para garantir o ensino remoto para que os estudantes pudessem estudar de casa", destaca Daniel de Bonis, diretor de Conhecimento, Dados e Pesquisa da Fundação Lemann.

Por isso, Patricia Mota Guedes, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social, acredita que o foco agora deve ser voltado para isso. "Precisamos avançar nas diretrizes curriculares para a formação de professores. O MEC precisa acompanhar como as instituições de ensino superior estão revisando seus programas", ressalta.

No colégio Arara Azul, a elaboração do novo currículo baseado na BNCC contou com a participação dos professores. De acordo com Luzia Hypólito, conselheira da escola e uma das redatoras da Base, isso foi muito importante para que os docentes tivessem autonomia no processo. Ela destaca a importância de que o documento seja usado como norteador para que cada escola elabore seu currículo.

"A BNCC é um norte. Cada escola tem características próprias e isso tem que ser considerado. O Arara Azul, por exemplo, preza pelo meio ambiente, contato com animais. Outras escolas têm outras características", afirma. Além disso, ela destaca a importância de que os professores sejam capacitados em relação às mudanças. "Nós fomos acostumados com a formação tradicional, em que se preza pelo conteúdo. Agora, temos que pensar no desenvolvimento dessas habilidades cognitivas", explica.

A percepção de como essas mudanças são importantes pode ser vista até para os pequenos alunos. Davi Barreto, 8 anos, estudante do 3º ano na escola, se alegra ao falar que gosta de estudar porque "aprende brincando" e que o que é ensinado ele poderá "levar para a vida". Com a intenção de ser médico no futuro, Davi é bem claro quanto ao que mais gosta de estudar: matemática. "Meus amigos até me pedem para respirar um pouco para dar tempo de pensar quando estamos estudando", afirma.

Saiba Mais

Novo Ensino Médio

Este foi o primeiro ano da implementação do novo ensino médio, com base na BNCC. Agora, a última etapa da educação básica é organizada por áreas de conhecimento e não por matérias. Os itinerários formativos são divididos em quatro áreas: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas. Os itinerários devem abordar a investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.