Eu, Estudante

APOLOGIA

Professora é acusada de fazer saudação nazista com broches de Bolsonaro em escola no Paraná

Caso ocorreu na última sexta-feira (7/10) durante aula de redação. Cena foi filmada pelos alunos e viralizou nas redes sociais

Uma professora foi filmada por alunos do terceiro ano do ensino médio fazendo gesto semelhante à saudação nazista na escola católica Sagrada Família, localizada em Ponta Grossa, no Paraná, na última sexta-feira (7/10). No vídeo, que ganhou repercussão nas redes sociais, é possível ver o momento em que um aluno se afasta da professora que, em seguida, estende o braço em gesto adotado pelos nazistas para saudar Adolf Hitler.

Em uma foto, também é possível ver que, além de usar uma bandeira do Brasil, a professora de redação também usava broches do atual presidente Bolsonaro, candidato à reeleição. De acordo com alunos da escola, a professora sempre deixava muito claro o apoio ao presidente e fazia propaganda política durante as aulas. “Ela sempre parava a aula pra entrar em questões políticas e repreender alunos que não tenham a mesma opinião que ela, satirizando e debochando deles”, disse uma aluna que não quis ser identificada. “Sempre reclamamos coma direção do colégio, mas não somos levados a sério”, concluiu.

Em entrevista ao Correio, outro aluno do terceiro ano que tem aulas com a docente e não quis ser identificado, disse que, em outra ocasião, a professora chegou a interromper a aula para aplaudir e acenar uma carreata de Bolsonaro que passava ao lado de fora da escola.

Em nota divulgada em uma rede social, a escola repudiou o ato da professora e disse não compactuar e não concordar com a atitude. "O colégio tem uma história pautada pela lisura em suas ações e respeito à comunidade, por isso repudia ações que venham a ferir os valores da vida, da moral e da ética", afirma a nota. Ainda de acordo com a postagem, foram tomadas medidas cabíveis ao caso. No entanto, a escola não revelou qual será a punição atribuída à professora.

A diretora da escola Irmã Edites disse que medidas serão tomadas de acordo com o regimento interno do colégio. Edites ressaltou que a professora trabalha "há bastante tempo" na unidade e que é uma “excelente profissional”.

Saiba Mais

De acordo a lei 7.716/1989, fazer apologia ao nazismo é crime inafiançável e imprescritível e a pena pode variar de um a cinco anos de reclusão, além de multa.