ENSINO

Correio publica neste sábado o especial Escolha a escola do seu filho

Especial é composto por reportagens sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e práticas pedagógicas inovadoras que visam o desenvolvimento pleno do estudante

Correio Braziliense
postado em 27/10/2022 11:33 / atualizado em 28/10/2022 23:41

Para manter a tradição de promover debates sobre a educação brasileira e dar espaço para práticas pedagógicas inovadoras, o Correio publicará, no sábado (29/10), o caderno especial Escolha a escola do seu filho de 2022. Os conteúdos têm como objetivo ajudar os pais a escolher a escola que atenda melhor às necessidades dos filhos, garantindo-os um desenvolvimento pleno. Este ano, outra novidade é que o especial digital trará um guia com as escola do Distrito Federal.

Em menos de uma década, a educação passou do conceito de 3.0, avançou para o 4.0 e, hoje, a discussão sobre o modelo 5.0 é uma realidade nas escolas. Isso consolida o caminho importante e sem volta que coloca o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no foco do processo de ensino e aprendizagem.

Também está em alinhamento com as práticas mais atuais seguidas pelos sistemas de ensino com melhor desempenho ao redor do mundo e, no Brasil, ganharam uma importante aliada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O documento, que começou a ser implementado na educação infantil em 2020, norteando a elaboração de currículos, estabelece aprendizados mínimos para cada etapa e iguala as expectativas das redes de ensino de norte a sul do país. Este ano, foi o momento de ela passar a valer no ensino médio, aliada às mudanças que permitem aos estudantes seguirem diferentes itinerários formativos.

Ao longo das reportagens, será possível entender a importância da Base e como ela contribui para a formação de crianças e jovens brasileiros. A tecnologia também entra nesse processo com papel fundamental. Haverá, ainda, orientações sobre como lidar com momentos de ansiedade e de tensão tão comuns no período pós-pandemia e que impactaram a volta à sala de aula; além de abordar a importância da arte e da brincadeira no desenvolvimento integral dos estudantes.

O uso das redes sociais por crianças e adolescentes é outro tema discutido no caderno, apresentando as possibilidades de inserção como ferramenta nas escolas; assim como os riscos e dicas para o uso consciente e saudável.

O especial também traz uma entrevista com Maria Helena Guimarães de Castro, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abrave). Ao Correio, a especialista, que esteve à frente do Conselho Nacional de Educação (CNE) durante os dois anos da pandemia, explica sobre a necessidade de se investir em ensino de qualidade no país. O conteúdo do caderno poderá ser lido no impresso e no Eu, Estudante.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação